Plataforma de acessibilidade: seu comércio dentro da lei e inclusão

Você já se perguntou se o seu comércio está de acordo com o que a Lei exige referente aos processos de inclusão? Muitos não se atentam a este ponto e podem ter sérios problemas no futuro, por isso, neste conteúdo iremos abordar um pouco sobre o que é a plataforma de acessibilidade e a importância dela para os estabelecimentos comerciais, assim você poderá identificar  se o seu espaço cumpre ou não as normas exigidas em Lei. 

Você deve estar se perguntando: mas por que a plataforma de acessibilidade? Bom, a resposta é até mais simples do que você possa imaginar: essa plataforma é uma das melhores saídas quando o assunto é oferecer acessibilidade para as pessoas que possuem mobilidade reduzida, não sendo necessário produzir obras de grande porte estrutural.

Direito de acesso livre

Sabemos que o direito de acesso livre aos locais deve ser garantido para todos, não é? Para as pessoas com mobilidade reduzida não deveria ser diferente, porém, muitos estabelecimentos não conhecem esse direito ou até mesmo não dão a devida importância para o assunto, mas é neste momento que o problema pode surgir. Afinal, a partir do momento que o estabelecimento comercial não promove o acesso às pessoas com mobilidade reduzida, ele estará infringindo a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência juntamente com a Norma ABNT-NBR-9050. Você ainda não conhece a Lei nem a norma? Continue lendo, iremos explicar para que você entenda melhor como os processos devem funcionar.

ABNT 9050 e a Acessibilidade

Se você ainda não conhece a Norma ABNT-NBR-950, tem dúvidas sobre ela ou gostaria de aprender um pouco mais, não se preocupe, iremos fazer uma breve explicação para que fique mais claro sobre o que estamos abordando neste conteúdo e, também, para que você entenda a importância da plataforma de acessibilidade para o seu estabelecimento comercial. A Norma ABNT-NBR-950 trata sobre a acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos e exige arquitetura adequada, com segurança e autonomia às pessoas que frequentam esses locais.

A Norma ABNT-NBR-950 também determina critérios e parâmetros técnicos que devem ser observados quanto ao projeto, construção e instalação de edificações com as determinadas condições de acessibilidade. Provavelmente você ainda deve estar se perguntando sobre a plataforma de acessibilidade. Bom, ela é essencial para garantir que a pessoa consiga se transportar de um andar para o outro, principalmente as pessoas que fazem uso da cadeira de rodas. E a norma está aí justamente para garantir esse direito, ela exige que os estabelecimentos comerciais ofereçam mobilidade a todos e, para isso, a plataforma de acessibilidade deve fazer parte do projeto e construção, sendo fundamental para que a norma seja cumprida.

Vantagens para o seu estabelecimento ter a plataforma de acessibilidade

A primeira vantagem, sem dúvidas, é que o seu estabelecimento estará em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência juntamente com a Norma ABNT-NBR-9050. Entre outras vantagens, podemos citar: irá ajudar as pessoas com deficiência, em especial aquelas que possuem uma mobilidade reduzida. Pois, como já sabemos, a falta de estrutura para promover o acesso limita o fluxo de deficientes físicos em diversos locais públicos e, consequentemente, o seu estabelecimento poderá ter um maior fluxo de pessoas e um retorno financeiro melhor.

O seu estabelecimento cumpre as normas de acessibilidade?

Como já mencionamos anteriormente, os estabelecimentos comerciais devem ser acessíveis para qualquer pessoa. E, sempre que necessário subir de um andar para o outro, as plataformas de acessibilidade são ideais para auxiliar e assim cumprir as normas exigidas em Lei. Elas funcionam como um elevador, podendo ser instalado em áreas internas e externas dos ambientes, e a partir do momento que você oferece um estabelecimento com mais acessibilidade, isso também significa que você está oferecendo um imóvel mais atraente para futuros proprietários.

Saiba que, cumprindo as normas de acessibilidade, você terá a garantia de ficar sem multas pela não aplicação da NBR 9050 no seu estabelecimento comercial. Afinal, a não conformidade com a Norma ABNT-NBR-9050 traz multas que podem prejudicar, significativamente, o seu negócio e, com certeza, não vale a pena correr o risco. Certo? Por isso, certifique se o seu estabelecimento comercial cumpre as normas de acessibilidade.

Boxtop e a plataforma de acessibilidade

E então, que tal deixar o seu estabelecimento comercial conforme as exigências em Lei e assim evitar futuros prejuízos com  multas? Sim, nós sabemos que evitar qualquer tipo de intercorrência é fundamental. Por isso, aqui na Boxtop nós investimos em equipamentos de qualidade para que eles possam oferecer um alto nível de segurança, e com a nossa plataforma de acessibilidade não seria diferente: todas são produzidas para que fiquem de acordo com a Lei e assim ajudar o seu estabelecimento.

Agora, vamos fazer a seguinte pergunta:  o seu estabelecimento comercial ainda não possui plataforma de acessibilidade? Não deixe para depois, converse com nossos especialistas, entenda a necessidade do seu negócio e a importância de oferecer acessibilidade às pessoas com mobilidade reduzida. Aproveite e adquira a plataforma de acessibilidade da BOXTOP para o seu negócio, com um ótimo custo-benefício.

Scroll to Top