Oficinas com certificações podem ter clientela ampliada

Qualidade e agilidade são os quesitos mais analisados na hora de escolher um serviço. E quando pensamos nestes aspectos, a capacitação constante acaba por proporcionar avanços nesses pontos.

Contudo, além da importância da busca contínua pelo conhecimento, existe outro fator que tem chamado a atenção do cliente e que funciona como uma comprovação quanto a qualidade dos serviços: as certificações.

Nesse sentido, queremos falar com você sobre quais são interessantes sua oficina e seus colaboradores terem.

Essas certificações não só poderão contribuir para aumentar o conceito da sua oficina frente aos clientes e parceiros, como também atestarão a qualidade em outras questões relevantes do seu negócio. Continue a leitura!

Qual a importância das certificações?

Acima falamos do quanto as certificações são pontos que os clientes utilizam cada vez mais como critério de escolha, neste caso, entre os serviços de uma oficina e outra.

Os benefícios de contar com elas na sua oficina vão muito além, pois contratos e parcerias com fornecedores e seguradoras podem ser fechados com mais facilidade. Isso porque, através dos certificados você atesta a qualidade dos produtos e serviços.

E claro, pensando no cliente, com carros cada vez mais tecnológicos e robustos, é preciso comprovar que sua oficina saberá efetuar um serviço de qualidade sem “danificar” outras partes, por exemplo.

Benefícios:

  • Otimiza processos
  • Atesta segurança e eficiência de produtos e serviços
  • Vantagem competitiva
  • Maiores chances de fechar com grandes fornecedores e seguradoras
  • Credibilidade junto aos antigos e novos clientes.

Certificações que sua oficina e colaboradores podem ter

Iremos apresentar algumas certificações que sua oficina mecânica e/ou seus colaboradores podem ter. A maioria delas não são obrigatórias, ficando a cargo da sua oficina adquiri-las ou não para conquistar mais clientes e parcerias sólidas no mercado.

ABNT NBR ISO 9001/2015

A ISO 9001 conforme descrito em material disponível no site da ABNT, é uma norma que define os requisitos para colocar um sistema de gestão da qualidade em vigor. Ela ajuda empresas a aumentarem sua eficiência e satisfação do cliente.

Então, é uma certificação que garante a qualidade da gestão do negócio e dos produtos e serviços que são oferecidos aos clientes. Não é uma certificação focada em oficinas mecânicas e não é obrigatória, mas oferece muitas vantagens para empresas deste segmento.

Para ter a ISO 9001 sua oficina pode procurar um órgão certificador autorizado. Contudo, já adiantamos que para obtê-la é preciso cumprir com uma série de normas relacionadas a administração, meio ambiente, segurança e condições do trabalho.

ABNT NBR 15681/2009

A Qualificação para Mecânico de Manutenção surgiu de uma iniciativa do Instituto de Qualidade Automotiva (IAQ) em parceria com outras entidades do ramo e tem como base a Norma Técnica nº 15.681/2009 da ABNT. Ela tem por intuito capacitar e padronizar a atuação dos profissionais reparadores automotivos.

Ela também não é uma certificação obrigatória e para obtê-la não é necessário ter formação técnica ou superior, basta ter o 4º do Ensino Fundamental completo. E ainda, quanto ao número de funcionários, qualquer oficina com pelo menos 3 colaboradores pode obter a certificação.

Infográfico equipamentos essenciais para abrir oficina

ABNT NBR 15760/2009

A certificação de Reparação de Transmissões Mecânicas e Automáticas é concedida pelo Instituto de Qualidade Automotiva (IQA) e tem como base a Norma nº 15.760/2009 da ABNT. Ela analisa critérios como inspeção, diagnósticos, reparação e substituição de transmissões.

É uma certificação não obrigatória e para que sua oficina esteja qualificada para obtê-la, é importante que ela tenha condições tecnológicas para realizar os serviços que envolvem essa certificação.

ABNT RBR ISO 14001/2015

A ISO 14001/2015 não é específica para oficinas, mas é uma ótima maneira de mostrar a clientes e parceiros que o seu negócio se preocupa com as questões ambientais. Basicamente ela visa atestar que sua oficina está ciente dos impactos que causa no meio ambiente.

Quando são descartados materiais utilizados na fabricação de produtos ou na efetuação de serviços que podem oferecer danos a natureza da região, essa certificação é obrigatória.

Por estar relacionada a aspectos ambientais, o procedimento para obtenção da certificação pode ser complexo.

Contudo, mesmo que sua oficina não faça o descarte de nenhum material que torne esse certificado obrigatório, é muito relevante que você realize os processos para obtê-lo.

Isso porque, você não só ajudará o meio ambiente, como será bem visto pelo mercado, já que mesmo não precisando, você quer atestar que atende os requisitos ambientais dessa certificação.

ABNT NBR ISO 45001/2018

A ISO 45001/2018 é mais uma certificação que não é específica para oficinas, mas que garante se as condições de saúde e segurança do trabalho estão sendo cumpridas. Um dos benefícios é que ela mostra aos colaboradores que eles são importantes para o negócio.

E ainda, deixa claro ao mercado que a qualidade não está apenas nos serviços realizados e nos produtos vendidos, mas na valorização e respeito da oficina em oferecer aos funcionários um bom ambiente de trabalho.

Instituto de Qualidade Automotiva (IQA)

Durante o conteúdo apresentamos duas certificações que podem ser adquiridas com o Instituto de Qualidade Automotiva.

Não são obrigatórias, mas podem ser o diferencial que está faltando para sua oficina aumentar a clientela e conquistar ainda mais a confiança dos antigos e novos clientes.

Dica: Se você quiser conferir todas as certificações que podem ser adquiridas, clique aqui e acesse o site do IAQ para saber mais.

E então?

Você viu que falamos sobre quais certificações podem ser interessantes para sua oficina mecânica. Não pensando apenas no aumento dos clientes, mas também no quanto isso pode impactar positivamente sua atuação frente aos clientes, parceiros e a sociedade como um todo.

Quais dessas que mencionamos sua oficina já tem? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco!

Se você está pensando em abrir uma oficina, faça download gratuito do nosso infográfico e confira os equipamentos básicos necessários para abrir uma!

Infográfico equipamentos essenciais para abrir oficina

Scroll to Top