3 Passos simples para agilizar o tempo de atendimento na sua oficina

Otimizar o tempo de atendimento na sua oficina é um desafio? Quando se trata deste assunto, muitos pontos impactam para melhorar ou prejudicar esta questão.

Melhorar este tempo é fundamental, pois além de impactar no lucro da oficina – quantos clientes poderiam ser atendidos a mais? – vai influenciar na visão que o cliente tem da sua oficina, mais especificamente do atendimento.

Agora, se você souber utilizar o tempo ao seu favor, seus clientes ficarão satisfeitos, já que obterão um serviço de qualidade, dentro de um tempo razoável. E ainda, você conseguirá fidelizar estes que foram atendidos e terá condições de atender novos.

Para te ajudar nesta questão, vamos pontuar 3 passos que podem e vão contribuir para você agilizar o tempo de atendimento na sua oficina! Continue a leitura!

1 Mantenha ferramentas e equipamentos organizados

Já falamos deste ponto em outros conteúdos, mas nunca é demais reforçar. A organização dos equipamentos e ferramentas facilita muito o trabalho dos mecânicos.

Claro, existem pessoas que tem grande capacidade de encontrar as coisas no meio da bagunça e isso é bem vindo em dias muito corridos.

A questão é que nada otimiza mais o tempo de atendimento do que realmente deixar tudo organizado. Essa organização é essencial principalmente porque alguns clientes podem observar o visual da oficina.

Nossa dica é que os mecânicos sejam previamente comunicados para que, a cada intervalo, entre um serviço e outro, organizem pelo menos um pouco dos equipamentos e ferramentas em seus devidos lugares.

Essa é uma ótima forma de agilizar o tempo de atendimento, já que muito dele pode ser perdido na procura de determinada ferramenta, por exemplo.

2 Realize atendimento com horário marcado

Sabemos que do ponto de vista do cliente o atendimento apenas com hora marcada não é tão interessante. Mas, se você analisar, o tempo de atendimento se torna mais otimizado quando sua oficina atende apenas com agendamento.

Claro, nada impede que se um cliente aparecer e houver um mecânico disponível, ser realizado o atendimento. A questão é que, fora casos assim, é importante priorizar quem agendou.

Quanto ao cliente que não foi atendido na hora, nossa dica é que você se mostre prestativo em encontrar um horário para ele o mais breve possível.

Mas, como isso ajuda no tempo de atendimento na oficina?

Ao trabalhar com horários estipulados, facilita para os mecânicos pois eles saberão que depois daquele cliente, outro já estará esperando. Isso cria uma maior agilidade entre tudo que precisa ser feito.

Aqui também podemos pontuar a questão de atender as expectativas do cliente, quem não quer o conserto realizado antes do tempo previsto? E ainda, com o passar do tempo, você conseguirá realizar mais serviços ao longo do dia, pois os mecânicos irão ganhar mais assertividade nos serviços.

O cliente pode não ficar muito contente se você atendia sem horário e passar a atender apenas com agendamento. Mas, a longo prazo, você vai notar que os mecânicos serão mais assertivos, o tempo será otimizado e os erros também se tornarão menores, já que não existirá pressa para atender aqueles clientes que chegavam de última hora.

3 Controle atendimentos e delegue serviços

Esse ponto está muito conectado com a questão de agendar o atendimento. Se você já atende ou pretende atender o cliente com hora marcada, é essencial que você também faça a distribuição desses atendimentos entre os mecânicos.

O ideal é alinhar diariamente antes de começar ou até mesmo ter um controle semanal para que todos estejam cientes de quais clientes irão atender naquele dia ou semana.

Isso irá contribuir muito para o tempo de atendimento, já que não se perderá tentando saber quem deve atender qual cliente. E ainda, dependendo do caso, o mecânico já conseguirá ter uma visão prévia do que pode precisar ser feito, com base no relato do cliente no agendamento.

E então?

Você viu que falamos sobre 3 passos simples que podem e vão colaborar para agilizar o tempo de atendimento na sua oficina.

Deixar os equipamentos e ferramentas organizados, realizar o serviço com hora marcada e controlar os atendimentos são ações relativamente simples e que podem favorecer o tempo nos processos dentro da sua oficina.

Claro, estabelecer o hábito da organização e ter um controle dos agendamentos, bem como, delegar o que cada mecânico precisa fazer naquele dia, pode e vai demandar um certo tempo da sua parte.

O fato é que, se você realmente deseja otimizar o tempo de atendimento, essas passos valem a pena serem realizados. Se ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco!

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