Falta de equipamento mecânico pode interferir na agilidade de sua oficina

Você já pensou que o seu equipamento mecânico pode estar comprometendo todo seu trabalho?

É isso mesmo, gerenciar uma oficina nunca é um trabalho fácil. São muitas as atividades que envolvem e desgastam quem está à frente da tomada de decisão e atendimento. Além do equipamento, há outras formas de aumentar a produtividade da sua oficina.

Antes de falarmos da importância de equipamentos eficientes, trouxemos algumas informações que, certamente, farão diferença no seu ambiente de trabalho, principalmente quando é feito em equipe.

Que tal investir na comunicação assertiva com o seu time?

Tão importante quanto atender clientes, é ter um bom relacionamento com a equipe. Repassar informações pertinentes à oficina, certificar-se que todos estão se comunicando, ter liberdade para conversar com qualquer colaborador, evitar mal entendidos ou “picuinhas”, isso tudo possibilita uma melhor abertura na hora de chamar para uma conversa informal ou mais séria.

Já ouviu falar em lista de produtividade?

Claro que sim, mas talvez com outro nome. Acompanhe o que todos estão fazendo, tenha uma lista dos serviços e programe a distribuição deles entre o pessoal. Tenha um calendário em mãos, ele ajuda a planejar, com antecedência, serviços com maior demanda.

Sem contar da importância de planejar o uso adequado do equipamento mecânico da empresa, além de saber quem é o responsável pelo seu uso, entender sua usabilidade é importante.

Ser amigo da tecnologia só traz benefícios e, vai por nós, ela torna seu trabalho bem mais fácil. Use ferramentas e sistemas que ajudem a aumentar a demanda do negócio. Se você tem um software de gerenciamento ERP, a inovação melhora, significativamente, a produtividade. Assim como softwares e programas, a tecnologia vem com a proposta de equipamentos mais modernos e que ajudam a incrementar o setor produtivo.

Defina metas e objetivos

elevador hidraulico pantografico

Definir metas e objetivos também entram nesta relação de informações necessárias ao bom andamento do processo. Prazos, em especial, se bem definidos, criam limites de tempo no trabalho e melhora o fluxo das atividades.

A contratação de bons funcionários também contribui, em muito, na garantia de contar com bons técnicos. Tire um tempo para entrevista, não faça com pressa e confie na sua intuição. Tenha um equipe de alto nível, oportunize treinamento adequado, principalmente no que se refere ao uso do equipamento mecânico, e que realmente tudo possa ser aplicado no ambiente de trabalho. O manual, caso haja, é uma ótima opção e serve como um apoio. Alguém em que você confie bastante, um bom profissional que possa fazer este tipo de treinamento, mostrando como operar ferramentas e máquinas. Todo mundo, um dia, teve que aprender!

Aprenda a confiar. A confiança em outras pessoas para resolver problemas só tem lados positivos. Além de não sobrecarregar você, há um aumento da produtividade. Mas para isso é preciso que lá na hora da entrevista, você tenha acertado na escolha.

O descanso precisa ser valorizado, a carga emocional também deve ser leve, dentro do possível. Um gestor que tem esta visão, sabe que a equipe precisa de valorização e boas energias. Tudo isso, aliado à otimização dos processos, vai fazer com que seu empreendimento tenha sucesso.

Quando falamos de otimização de processo, estamos dando destaque ao objetivo de alcançar resultados almejados pela empresa, usando menos recurso e mais eficácia.

Então que tal otimizar os processos?

Realizar auditorias é essencial, além de reduzir custos, irá melhorar o fluxo de atividades no trabalho. Através desta auditoria é que você irá encontrar falhas que possam estar desperdiçando o tempo dos seus funcionários.

Siga algumas dicas:

  • revise o equipamento mecânico;
  • faça um mapa das atividades desenvolvidas no ambiente de trabalho;
  • identifique o que precisa ser melhorado ou até mesmo mudado;
  • por fim, faça as mudanças necessária e monitore sempre

Processos lentos afetam sua empresa

Sabemos que a realização de um serviço envolve uma sequência de etapas que vão desde o atendimento inicial, tomada de pedido, realização do serviço, entrega, até o pós-venda.

Você já repassou ou conhece todo esse processo? Sabia que processos lentos afetam, sim, a gestão de uma empresa e podem trazer muitos danos, como já mencionamos, inclusive a perda do cliente?

Saiba que clientes insatisfeitos tendem a reclamar para até dez pessoas próximas e a propaganda “boca-a-boca” é uma das mais eficientes, tanto positiva quanto negativamente.

Como está o equipamento mecânico da sua empresa?

Primeiro ponto: a manutenção do equipamento mecânico está sendo feita? É fato que todo profissional precisa de bons equipamentos para fazer bem feito seu trabalho. Cuidar do equipamento mecânico e suas ferramentas não é apenas limpar e organizar. Esta é uma atividade bem importante, ainda mais quando estamos falando de oficinas quando a manutenção do equipamento mecânico é fundamental.

Segundo ponto a destacar neste link é a qualidade do equipamento que você tem na sua empresa. Lembramos que sua atividade é braçal e técnica, o profissional que vai lidar com o equipamento mecânico precisa contar com peças certificadas e de alta qualidade, o que garante durabilidade, não apenas na prestação do serviço, mas para o equipamento mecânico utilizado. Gerando economia de dinheiro e é isso é que buscamos, certo?

Enfim, entenda que processos lentos, desorganização no ambiente de trabalho e ainda equipamentos mecânicos lentos ou sem qualidade podem comprometer todo o atendimento do cliente. Esperamos ter ajudado você a compreender e querer mudar, caso precise, claro.

Se ficou ainda com dúvidas, acesse no site e visite os diversos conteúdos publicados, ou ainda entre em contato conosco.

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