Elevadores também devem garantir acessibilidade a todos

Esse é um assunto que tem ganhado cada vez mais espaço, tornando-se não apenas uma questão de escolha, e sim uma necessidade. E a Boxtop atende os critérios e parâmetros técnicos que devem ser seguidos no desenvolvimento de elevadores personalizados, a fim de garantir acessibilidade da população com mobilidade reduzida. 

Por que a acessibilidade é importante e como os elevadores podem facilitar o dia a dia de pessoas com mobilidade reduzida?

 

Quadro 1: dados do IBGE

Fonte: elaborado pelo autor. 

Esse panorama tem incentivado uma ampla discussão sobre como tornar os espaços, serviços e produtos mais acessíveis para todos, e a construção civil é um importante setor para contribuir com esse cenário.

É fundamental estabelecermos um conceito primordial: Qualquer pessoa que possui algum tipo de limitação, tem direito de ir e vir e isso passa pela adaptação de espaços públicos e privados.

Quais são as normas de acessibilidade para elevadores? 

Por conta das necessidades especiais, seguimos à risca os principais itens das normas de acessibilidade para elevadores, a ABNT NBR NM 313, alinhada com as normas da ABNT NBR 9050:

  • Portas: com espaço mínimo de 0,8 para que a pessoa de cadeira de rodas consiga entrar no elevador sozinha. 
  • Velocidade de fechamento das portas: de acordo com a norma de acessibilidade,  as portas do elevador devem demorar mais para abrir e fechar para que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida entrem e saiam.
  • Altura e posição do corrimão: altura mínima de 0,87 metros na superfície superior do elevador, nos três lados do equipamento para que as pessoas com deficiência ou limitação motora possam se apoiar.
  • Painel de botoeira: necessariamente é instalado na parte direita se o elevador abrir na localização central, se for na parte lateral, o painel é colocado ao lado da porta.
  • Espelho: ajuda a locomoção de pessoas com deficiência, pois conseguem visualizar enquanto se movimentam.
  • Placas em braile: permitem que as pessoas com deficiência visual façam a leitura em braile das informações do painel e também dos botões do lado de fora e dentro do elevador. 
  • Sons: servem para informar sobre qual andar a pessoa está, subida/descida, abertura/fechamento das portas por meio de diferentes sinalizações sonoras. 
  • Sinalização do pavimento: pessoas com deficiência auditiva se informam se o elevador está descendo ou subindo através dele. 
  • Piso: é recomendado o uso de piso antiderrapante para prevenir acidentes de indivíduos com mobilidade reduzida. 

Como a Boxtop garante a acessibilidade das pessoas nos elevadores? 

A Boxtop respeita seriamente as normas de acessibilidade, oferecendo maior comodidade e segurança para os portadores de necessidades especiais, nós visamos cada vez mais a inclusão desses usuários. Por isso nos preocupamos em atender e produzir elevadores de acordo com a necessidade de cada cliente. 

Trazemos como um diferencial o kit acessibilidade que garante segurança e conforto, contando com os seguintes opcionais:

  • Corrimão nos três lados da cabina;
  • Sistema sonoro na cabina indicando a localização;
  • Botão de retardo de fechamento de portas e display de batente nos pavimentos;
  • Botoeira na cabina com IPD 55;
  • Espelho plus (800 x 1600mm).

Lembrando, que a personalização do elevador pode ser feita de acordo com a necessidade do cliente. Sendo assim, diferentes itens e funções podem ser adicionados no projeto! 

Se você ficou interessado e quer saber qual é o equipamento ideal para o seu projeto, entre em contato com nossos especialistas, que estão preparados para lhe atender.

Scroll to Top