Elevador Pantográfico: o que é e para que serve

Elevadores automotivos são equipamentos muito comuns e importantes em oficinas mecânicas e auto centers do todo o país. Essa ferramenta aumenta a produtividade, otimiza os espaços e melhora o fluxo de pessoas no estabelecimento. No meio automotivo, há todo momento surgem novidades. É necessário estar atento às novas tecnologias para oferecer sempre o que existe de mais moderno e eficiente aos clientes. Você já ouviu falar do elevador pantográfico? Saiba quais suas vantagens deste tipo de elevador e conheça o modelo exclusivo da Boxtop.

Elevadores Automotivos

Um elevador automotivo são equipamentos que serve para elevar um carro durante sua manutenção em oficinas mecânicas. Com a capacidade de suspender e manter veículos com grandes quantidades de peso, o elevador permite que o mecânico consiga visualizar todos os componentes da parte inferior dos veículos. Eles são muito mais práticos para manutenções do que o uso de macacos hidráulicos, especialmente quando as manutenções são mais trabalhosas!

Para uma manutenção mais eficaz e segura, o mecânico precisa escolher o modelo de elevador automotivo mais adequado às necessidades da sua oficina. Cada modelo possui especificações em relação aos tipos de automóveis e também a carga máxima que ele suporta. Além de outras coisas a serem levadas em consideração: como espaço, custo-benefício, praticidade, produtividade, etc.

O que é o Elevador Pantográfico?

Um elevador pantográfico possui a mesma função que todos os outros modelos de elevadores automotivos presentes no mercado: elevar o veículo à uma altura segura para realização de serviços na parte inferior do automóvel.

Contudo, por utilizar uma coluna de elevação semelhante à um pantógrafo, o elevador pantográfico é um equipamento mais robusto que os elevadores convencionais, além de proporcionar um enorme ganho de espaço, por ser um equipamento muito compacto. Essas características garantem maior segurança na operação e aumento considerável na produtividade.

Além disso, ele pode ser instalado acima do piso – como os elevadores automotivos convencionais – ou montado abaixo do nível do piso, de forma que fique “encaixado” e facilite o posicionamento dos veículos na oficina mecânica.

Vantagens do Elevador Pantográfico:

  • Praticidade: Elevador pode ficar embutido no solo, garantindo melhor circulação e mobilidade dentro da oficina mecânica;
  • Segurança: Duplo pistão em cada plataforma, mais força, resistência e segurança. Pistões auxiliares que garantem o máximo de sincronismo entre as duas plataformas;
  • Espaço;
  • O equipamento não ocupa nenhum espaço além daquele necessário para o próprio veículo;

Os elevadores automotivos pantográficos possuem um grande diferencial perante os elevadores com coluna: a otimização dos espaços de cada box dentro de uma oficina mecânica.

Isso acontece devido a ausência das colunas que acabam tomando mais espaço, ou seja, para cada 2 elevadores automotivos de coluna, é possível colocar 3 elevadores pantográficos, ganhando 1 box a mais. Esse cálculo é feito mantendo o espaço necessário para a abertura das portas dos veículos. Essa vantagem aumenta a produtividade da sua oficina ou auto center, gerando mais lucro com o mesmo espaço!

Outras vantagens:

  • Dispensa a necessidade de energia elétrica para descer o veículo;
  • Maior facilidade para manobras de veículos quando os elevadores forem instalados embutidos no piso;
  • Equipamento super compacto;
  • Maior proteção dos funcionários (e do próprio veículo) devido às travas pneumáticas, calhas de proteção para mangueiras e borracha para suporte do carro;
  • Baixa altura da plataforma – ideal para veículos rebaixados;

O Elevador Pantográfico EBWP 4000 da Boxtop

Modelo EBWP 4000

O elevador pantográfico EBWP 4000 é um dos melhores elevadores pantográficos do mercado de elevação automotiva nacional. É um produto 100% brasileiro, fabricado pela Boxtop, e comercializado nacionalmente.

A Boxtop é a única empresa brasileira que fabrica seu próprio elevador pantográfico. A maioria das concorrentes importam os elevadores pantográficos de outros países, como a China. O elevador EBWP 4000 é um produto excepcional, onde é empregado a mais alta tecnologia e inovação, que resulta em mais produtividade e segurança na hora de trabalhar em sua empresa.

Além de tudo, a Boxtop compreende a realidade de seus consumidores brasileiros e quer disponibilizar formas de pagamentos mais flexíveis. Por esse motivo, existe a facilidade de comprar o elevador pantográfico EBWP 4000 em até 48x com o cartão do BNDES ou pelo FINAME.

Perguntas e Respostas sobre o Elevador Pantográfico EBWP 4000 da Boxtop:

  • Qual a capacidade de carga do elevador? O EBWP suporta até 4000 quilos, sendo um elevador projetado especialmente para a elevação de utilitários leves, utilitários e caminhonetes.
  • Qual a altura de máxima e mínima de elevação? A altura mínima de elevação do elevador pantográfico da Boxtop é 10,5 centímetros e 1,87 metros.
  • Qual o tempo de elevação e descida? O tempo de elevação é de 60 segundos e o tempo de descida fica em 55 segundos.
  • Qual as medidas do elevador pantográfico da Boxtop? O elevador tem 2,153 x 1,980 mm, e possui 70 centímetros de distância entre as plataformas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top