Elevador automotivo: 5 dicas de uso e segurança

A Boxtop vem cada vez mais investimento nos seus elevadores automotivos, inovando com novas tecnologias e qualidade dos produtos. Saiba agora 5 dicas para usar seu elevador automotivo com segurança.

É comum em oficinas a dificuldade em locomover alguma carro. Existem elevadores de diversos modelos, para cada necessidade. A Boxtop oferece elevadores automotivos para auto-center, oferecendo a sua equipe alto desempenho e mais proatividade nas tarefas do dia-a-dia, até na hora da locomoção dos veículos.

Você pode conferir a linha completa de elevadores automotivos da Boxtop. Conheça as soluções Boxtop para elevação de utilitários, veículos de passeio, caminhões semi leves, vans e camionetes.

A Boxtop oferece diversos elevadores automotivos, projetos para diversas funcionalidades, com alta tecnologia, alto nível de facilidade e a mais completa segurança.

Para elevação de veículos de passeio a Boxtop possui produtos que são solução para esta necessidade, como o elevador automotivo EBP 2500 e o elevador automotivo EBP 2700 auto lubrificado a óleo, o sistema de auto lubrificação a óleo possui reservatórios de óleo acoplados nos carrinhos e é importante mantê-lo sempre abastecido, pois desta forma você garante uma melhor conservação do equipamento

Se você quer comprar um elevador automotivo, seja para semi leves, caminhões ou vans, a Boxtop oferece os melhores modelos, como o EBP 5000, EBWP 5000 e o EBP 5000 de quatro coluna.

A Boxtop também oferece as rampas de troca de óleo adaptável aos modelos EBP-2500, EMP-2700, EBP-4000 e EBP-4200, acompanhando bandeja coletora de óleo com capacidade para 16 litros de óleo. Estruturado em chapas de aço carbono de 4,75mm e projetado para garantir a segurança do manipulador e a integridade do veículo. Por conta de suas rampas a entrada e saída de veículos se torna mais rápida.

E como qualquer equipamento, os elevadores automotivos precisam ser operados de forma segura. Veja que simples dicas podem conservar e garantir segurança ao seu ambiente de trabalho.

A Boxtop está sempre buscando métodos de elevação mais seguros e de melhor desempenho. Como resultado, muitos recursos excelentes de segurança de elevação automotiva são agora oferecidos ao consumidor. Aqui estão apenas alguns exemplos dos grandes avanços tecnológicos que podem manter você e seus funcionários seguros.

Continue lendo.

Separamos aqui algumas dicas de uso e segurança para seu elevador automotivo, confira:

 

1 – Posição do veículo

A posição do carro no elevador deve ser centralizada. Isso garante a melhor distribuição do peso, evitando quedas ou danificações por parte do equipamento e do veículo.

 

2 – Peso Extra

Fique atento ao peso do veículo. Verifique se o carro não possui sobrecarga, por exemplo na caçamba. Certifique-se de ter retirado do o peso extra. Evitando quedas ou danificações por parte do equipamento e do veículo.

 

Veja também o peso recomendado para cada equipamento.

3 – Faça testes

Antes de iniciar a elevação do veículo, faça testes rápidos para retirar o veículo do chão. Assim também garante antes mesmo da elevação total do carro. Assim você consegue ver se existe algum engate ou alguma falha no elevador e no encaixe do carro.

 

4 – Verifique antes de usar

Verifique o manual do equipamento antes do uso. Confira os locais de encaixe do elevador automotivo. Faça isso antes da elevação do carro para garantir a sua segurança e de seus funcionários.

 

5 – Treinamento

Prepare os profissionais que irão manusear o equipamento. Faça um treinamento e mostre cada detalhe e o funcionamento do elevador. Ofereça cursos e incentive o uso de equipamentos de proteção.

Para finalizar, fique atento as travas de segurança, verifique no manual se o equipamento possui as travas. Elas garantem que automaticamente uma trava de segurança é acionado enquanto o carro é elevado, garantindo e evitando uma queda repentina no caso de uma falha.

Depois que o elevador é levantado até a altura de trabalho necessária, o elevador pode ser baixado até que ele esteja apoiado com segurança nas travas para minimizar o desgaste nos componentes da suspensão. Quando as travas estiverem engatadas, o elevador deve ser levantado para liberar as travas de segurança.

Certifique-se sempre de que seu elevador automotivo é fornecido com instruções de operação, inspeção, serviço e manutenção que incluem especificações do elevador, capacidade de carga do elevador, dimensões significativas de elevação e compartimento, requisitos de energia (ar comprimido e / ou elétrico), fundação e piso requisitos estruturais.

As instruções de instalação do elevador devem estar claras com gráficos ilustrando a montagem passo-a-passo completa, desenhos com números de peças e descrições, lista de componentes, requisitos do local, instruções de montagem e ancoragem, folga recomendada do elevador, procedimento de pré-verificação final para o elevador montado, teste operacional e instruções de inspeção e manutenção.

Também certifique-se de que o fabricante do equipamento tenha um sistema de garantia de qualidade e um manual do procedimento de instalação e implementação do elevador. Além disso, deve ter uma política e procedimento de segurança, como a organização, funções do equipamento, controle de manutenção, etc.

 

Para concluir, fizemos um checklist rápido de segurança, confira:

  1. Siga as instruções do fabricante sobre os limites de capacidade do elevador, em particular os limites de peso e se é adequado para veículos maiores.
  2. Identifique os pontos de içamento / elevação corretos para o veículo (verifique o manual do usuário do veículo, se necessário);
  3. Use o equipamento de proteção pessoal adequado. Óculos de segurança devem ser usados ​​ao realizar trabalhos suspensos.
  4. Nunca exceda o peso máximo do elevador.
  5. Sempre use os pontos de levantamento de veículos apropriados.
  6. Assegure-se de que o veículo esteja corretamente centrado e equilibrado.
  7. Eleve o elevador a uma certa distância e balance suavemente o veículo para verificar se está suficientemente estabilizado antes de elevar completamente o veículo para a posição de trabalho.
  8. Assegure-se de que os dispositivos de travamento do elevador (travas) estejam adequadamente engatados.
  9. Certifique-se de que as rodas estejam devidamente calçadas nos elevadores de acionamento. Utilize apenas equipamentos fornecidos pelo fabricante.
  10. Certifique-se de que a área esteja livre de pessoas, ferramentas e equipamentos ao abaixar um veículo.
  11. Nunca tente alterar ou reparar um elevador. Relate imediatamente qualquer problema ao seu supervisor. Somente profissionais treinados são qualificados e autorizados a reparar ou modificar o equipamento.
  12. Nunca permita que pessoas não qualificadas utilize o equipamento.

Elevadores Automotivos Boxtop

Já conhece os elevadores automotivos Boxtop? Os elevadores Boxtop foram desenvolvidos com sistemas que permitem maior tranquilidade e segurança aos seus usuários.

Os elevadores para transporte de automóveis são desenvolvidos para o transporte vertical de veículos de passeio e utilitários leves em estacionamentos e prédios.

Eles fazem a substituição das rampas de acesso desses lugares, que normalmente ocupam um espaço considerável na construção. Assim, o elevador acaba por ser um otimizador de espaços.

O elevador pode ser hidráulico ou elétrico. Com um projeto único e exclusivo para o seu empreendimento, unindo o que há de mais moderno em segurança, tecnologia e conforto para este tipo de elevador.

Se tiver dúvidas entre em contato pelo nosso site www.boxtop.com.br.

Se gostou do conteúdo, deixe sua opinião nos comentários, é importante para nós.

 

Scroll to Top