As oficinas mecânicas são naturalmente ambientes que colocam em risco a saúde e a segurança do profissional, visto que eles estão expostos diariamente a produtos perigosos, componente pesados e poluição do ar e sonora.  Sendo assim, esse tema acabou ganhando bastante a atenção dos empresários do setor de reparação nos últimos anos. Inclusive praticando a utilização de equipamentos de proteção individual, que passou longos períodos sem ser aceita no meio.

Do mais básico, como iluminação adequada do local de trabalho e layout, até os equipamentos coletivos e individuais de proteção. Tudo tem que ser devidamente pensado! Acidentes custam caro e repercutem mal aos ouvidos dos clientes. Além disso, toda estrutura deve ser pensada para preservar a integridade do funcionário e proporcionar condições dignas e seguras de trabalho. Isso certamente reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados pelo seu negócio!

Trabalhando com conforto

O mínimo que o gestor de uma oficina deve oferecer aos seus clientes é um ambiente limpo, organizado e bem equipado. Aos seus funcionários, as condições mínimas de conforto no trabalho para garantir a entrega de serviços de qualidade. Assim, um ambiente de trabalho decente deve ser providenciado para os colaboradores.

BOXTOPVentilação e iluminação adequada vão ser traduzidos em produtividade e qualidade do serviço. Cores dos equipamentos padronizadas melhoram o visual. É obrigatório prover banheiros limpos para os funcionários, de preferência com vestiários e chuveiros. O descarte ou tratamento de efluentes, além de ser uma preocupação ambiental, também faz parte da segurança dos colaboradores. Todo equipamento de proteção deve ser disponibilizado, inclusive com treinamento. É também interessante que exista um lugar adequado para lanches e refeições.

Quais itens contam para proteção do trabalhador?

  • Layout adequado com sinalizações e fluxograma;
  • Boa iluminação e ventilação;
  • Local apropriado para diagnóstico e orçamento;
  • Ferramentas e aparelhos devidamente armazenados;
  • Sistema de exaustão para expelir os gases nocivos;
  • Áreas específicas com bancada e cavaletes para desmontagem e montagem;
  • Tratamento de água e outros líquidos.

Quais itens contam para o bem-estar do trabalhador?

  • Vestiário;
  • Chuveiro;
  • Itens de higiene;
  • Kit de primeiros socorros;
  • Convênios médicos e hospitalares;
  • Área para refeições.

Equipamentos de Proteção

O o Ministério do Trabalho e a legislação em vigor exigem que os donos de oficina disponibilizem material de proteção e treinamento para os seus funcionários, que têm a obrigação de usá-los. Ou seja, não existe mais o papo de “não gosto de usar” ou “atrapalha o serviço”. É lei. E a lei fez com que empresários e funcionários entendessem finalmente a necessidade do uso.

Boxtop do BrasilAssim, é dever do gestor disponibilizar os EPIS e EPCs em relação às atividades e serviços que oferece. Além de prover, é essencial que o empregador faça um treinamento mostrando para os seus colaboradores como utilizar esses equipamentos. O funcionário tem que se conscientizar de que é obrigação utilizar os EPIs de forma correta, para o seu próprio bem-estar e segurança. Ao receber o EPI, o mesmo assina um documento que comprova o recebimento e também o treinamento para uso do equipamento. Principais EPIs: óculos, protetor auricular, luvas, creme protetor para as mãos e sapatos específicos.

Organização, limpeza e produtividade

Manter o local de trabalho apropriado, tanto para clientes quanto para funcionários, é essencial para o sucesso do seu negócio. O empresário deve olhar para a sua própria oficina como se fosse um cliente exigente, que busca um local limpo e de boa aparência, com serviços de qualidade e o menor preço possível. Cliente modernos também notam o desempenho e ânimo dos funcionários, e se preocupam como as condições que a empresa fornece ao colaborador, por isso é preciso estar atento aos itens falados acima.

Conforto também para o Cliente

Alguns itens são importantes não só para os trabalhadores da oficina, como também para fornecer mais conforto aos clientes. Todo cliente merece que as condições do ambiente estejam em ordem. Piso bem feito, iluminação, ventilação, organização e limpeza: tudo isso garante adequação para a execução das atividades.

Faixada: certifique-se que está tudo em ordem (placas, pintura, boa aparência e limpeza). Veja ainda se pode oferecer estacionamento para o cliente, um primeiro item de conforto.

Recepção: Uma sala de espera com sofá, TV, revistas e café não é mais luxo, é o básico. Preocupe-se em possuir uma rede de Wi-Fi e lugares para carregar celulares.

Banheiros: devem ser, primeiramente, limpos e também separados para homem e mulher. Atualmente muitas mulheres possuem carro próprio e frequentam oficinas, além das que podem também estar trabalhando na oficina.

Piso: o piso da oficina tem que ser condizente com sua utilização. É importante estar nivelado para evitar acidentes, pintado e bem sinalizado. O escoamento correto da água, com ralos e canaletas, deve ser feito com cuidado. A manutenção desses ralos e de outros lugares que podem ocorrer entupimentos também é importante.

Aparência interna geral: a primeira impressão é a que fica. Assim, a manutenção geral do local deve estar sempre em ordem. Desde o sistema elétrico, hidráulico, iluminação, ventilação, disposição dos equipamentos e pintura. Uma lâmpada queimou? Conserte rapidamente.

Instalações: boas instalações refletem na segurança, na qualidade e na produtividade de uma oficina. Um detalhe importante é a segurança propriamente dita, como tomadas identificadas, extintor de incêndio desobstruído e aprovado pelo corpo de Bombeiros, hidrantes posicionados conforme a norma, etc.

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