Por que algumas oficinas mecânicas estão perdendo espaço no mercado

O setor de reparação automotiva vem passando por inúmeras transformações nos últimos anos. Em 2016 passou por um período de grande expansão, continua ascendendo em 2017 e as perspectivas seguem muito otimistas para 2018, mesmo em plena crise econômica. Aqui no blog já falamos como as oficinas mecânicas mudaram sua “cara” ao longo dos tempos, passando de um ambiente pequeno, escuro, sujo e mal organizado para o modelo que conhecemos hoje e já se espalha por aí: centros automotivos amplos, limpos, iluminados, com mão de obra especializada e serviços que contam com muita tecnologia e transparência. Essas “oficinas modernas” vêm crescendo muito no mercado e os gestores que não se atualizarem correm um alto risco de perder espaço e clientes. Daremos a seguir algumas dicas para não ficar para trás e garantir que seu negócio seja atraente para os clientes.

Com a era da informação e um mercado que oferta inúmeras opções de serviço, o perfil dos clientes se alterou muito no setor mecânico. Hoje as pessoas procuram não só pela solução do problema, mas por uma solução que venha acompanhada de conforto, agilidade, garantia e bom atendimento. Com muitas opções para se escolher, é preciso que o negócio se destaque para garantir seu “lugar ao sol” e satisfazer clientes cada vez mais exigentes e seletivos. Acompanhar esse novo perfil de clientes, transformando sua oficina num centro automotivo de alto padrão, é o segredo para ter sucesso no ramo. Listamos os principais desafios a serem superados para que uma mecânica consiga mudar seu modelo de negócio e se transformar numa referência do setor:

Atendimento

Um atendimento ruim, com descaso ou pressa, é a principal reclamação dos consumidores desse ramo. Muitos saem da oficina sentindo-se negligenciados, geralmente porque o mecânico estava muito ocupado com outra atividade e não conseguiu dar a atenção esperada.

É muito importante contar com alguém na equipe para fazer o primeiro contato com o cliente, recebê-lo, realizar seu cadastro e iniciar seu atendimento. A honestidade também é um fator essencial! Hoje as pessoas possuem muito informação à mão, o mecânico deve ser claro e objetivo sobre os problemas do veículo e as possibilidades de conserto, pois muitos clientes terão condições de verificar se o que foi declarado é verdade através de outra oficina ou mesmo na internet. Outro ponto fundamental é atentar-se ao público feminino, que está cada vez mais presente como cliente do setor e deve possuir o mesmo respeito e atenção que os outros públicos.  Muitas mulheres já possuem seu carro próprio, e não querem depender de homem para ir atrás de serviços mecânicos, nem se indispor com mau atendimento ou piadinhas de profissionais da área.

Ambiente

Ambiente de uma oficina mecânica

Esqueça a garagem escura, bagunçada e cheia de graxa por todos os lados. Invista num local amplo e iluminado, com espaço para o trabalho e para a recepção. Garantir uma boa impressão e uma espera confortável são pontos que não devem ser deixados em segundo plano pelos gestores. Mantenha sua oficina limpa, iluminada e organizada. Garanta uma área de recepção para acomodar o cliente, de preferência com um espaço onde as pessoas possam sentar, tomar um café, ler alguma revista ou verificar o celular enquanto esperam. Ter um estacionamento acessível também é importante, assim como um banheiro disponível.

Tecnologias

Estar atualizado com as novas tecnologias do setor é fundamental. Não há mais como diagnosticar o problema de um automóvel só pelo ruído, isso não existe mais. Para ganhar a confiança dos clientes é necessário investir no que há de moderno. Isso também garante um serviço com mais qualidade e agilidade. Os carros evoluíram muito, contam agora com sistemas informatizados e muita eletrônica embarcada.  Assim, as oficinais mecânicas e técnicas de conserto precisam também acompanhar essa evolução e adquirir novas formas de atuação. Equipamento e ferramentas computadorizadas aparem para elevar a qualidade e eficiência dos serviços, bem como diminuir o tempo de manutenção. Além disso, contar com um sistema informatizado para o atendimento, com registro de cadastro do cliente, dos problemas com o carro, histórico de conserto e data de entrada e saída do automóvel, etc. também é muito importante para garantir a organização da oficina e a satisfação do cliente.

 Finanças

Muitas oficinas brasileiras são empresas familiares, onde quem trabalha e quem gere são pessoas da mesma família. Por isso, o controle financeiro profissional ainda é pouco adotado. A organização das finanças é um dos principais fatores para uma empresa crescer. Três relatórios são mínimos para garantir o planejamento financeiro e ganhar eficiência dos processos: o orçamento anual, o fluxo de caixa (pelo menos trimestral) e o demonstrativo financeiro mensal do negócio. Esses são os dados que dono da oficina precisa ter em mãos, para início de controle. Isso ajudará a monitorar como anda o desenvolvimento da oficina, qual serviço ou produto está em alta, quais são as épocas mais prósperas do ano para o negócio e até como os períodos de trabalho e férias devem ser organizados a partir disso.

Funcionários

Capacitação é a palavra-chave. Invista na formação da sua equipe! Manter toda equipe treinada e atualizada é de extrema importância. Não apenas os profissionais técnicos, mas também quem está no atendimento e na área administrativa. Se possível, ofereça cursos de atualização para seus funcionários periodicamente. Os donos de oficina geralmente não investem em capacitação com medo de depois o funcionário abrir sua própria oficina ou ir para a concorrência. Isso é um erro. Quanto mais capacitado estiver seu funcionário, mais produtiva será sua oficina e seu retorno. Garantindo boas condições de trabalho na empresa, é muito provável que o funcionário permaneça ali e retorne o investimento feito nele.

Para ler mais dicas sobre como transformar sua oficina num modelo de alto padrão e referência do setor, assim como estar por dentro das tecnologias da área mecânica, acesse nossos outros 2 artigos sobre o tema:

  1. Como ter uma oficina mecânica de alto padrão e se tornar uma referência
  2. A tecnologia a serviço das oficinas mecânicas

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