Existe uma tendência no mercado mecânico onde alguma oficinais estão buscando especialização para atenderem um nicho específico de automóvel ou de serviço. Ou seja, existem oficinais especializadas em determinados tipos de veículos: importados, pesados, antigos, duas rodas, de luxo, etc. E existem oficinas especializadas em um serviço: elétrica, ar condicionado, lataria, entre outros. Hoje iremos falar um pouco mais sobre as mecânicas especializadas em veículos pesados e o que eles devem ter e oferecer aos clientes!

Especialização no ramo das mecânicas

Oficinas especializadas são oficinas que possuem especialização em determinados tipos de marcas ou modelos específicos de veículos. Nesses tipos de oficinas, geralmente, são oferecidos serviços de alta qualidade por meio de profissionais qualificados particularmente naquele nicho. Esse é um diferencial em comparação às outras oficinas, uma vez que o nível de conhecimento do mecânico sobre aquele veículo é superior à outras oficinas!

Contratar um profissional altamente especializado facilita tanto no reconhecimento e na resolução do problema, como na agilidade do processo. Afinal, se o mecânico é especializado no modelo do seu veículo, ele terá mais facilidade para solucionar a situação e entregar um serviço de maior qualidade.

Existem, por exemplo, oficinais especializadas em determinados tipos de serviços, assim como especializadas em um tipo específico de automóvel: veículos importados, carros antigos, motocicletas, veículos pesados, carros de luxo, automóveis que foram alagados, e a lista ainda é longa! Há até quem comece a se especializar por perfil de cliente, como as oficinais que surgem com atendimento especializado para mulheres, por exemplo.

Oficina de Veículos Pesados

BoxtopO sucesso de uma oficina depende quase que inteiramente da qualidade dos serviços oferecidos na mesma. É fundamental atender às necessidades do cliente e garantir um serviço bem-feito! Isso é ainda mais claro quando o assunto envolve caminhões e ônibus. Para realizar um bom serviço nessas grandes máquinas, é importantíssimo ter o suporte necessário para o trabalho dos mecânicos. Esse suporte envolve estrutura, capacitação e investimento em tecnologia! Contar com equipamentos modernos, de ponta, torna-se um diferencial enorme no resultado final, mais ainda no caso das oficinas especializadas.

Há inúmeras diferenças se compararmos uma oficina “tradicional”, que atende a maioria dos carros – geralmente leves, se compararmos à uma oficina que trabalha com a linha pesada (veículos pesados – ônibus e caminhões). Conheça com o que deve contar uma oficina especializada em veículos pesados:

Estrutura

As diferenças dessas oficinas começam no layout, com boxes amplos que possibilitam a manobra do caminhão e uma estrutura de piso capaz de suportar a carga. Para oferecer boas condições de trabalho, o próprio espaço deve ser adequado! Uma área coberta com layout e estrutura específicos fará toda a diferença na hora de lidar com os veículos pesados.

Em oficinas especializadas em veículos pesados é necessário ter uma área para lavagem da carroceria, com valeta e sistema de jato de água de alta pressão, geralmente localizada em área externa – pois a limpeza deve ser feita preferencialmente antes do caminhão entrar na área de reparação. Já a área coberta deve apresentar um pé direito alto, capaz de receber caminhão. Um bom pátio também garante que os veículos fiquem guardados em segurança durante a noite e enquanto não estão sendo feitos reparos neles.

Valas de inspeção

Valas de inspeção devem ser diferenciadas e são necessárias para serviços que necessitam de acesso à parte inferior dos caminhões. Até pouco tempo atrás não existiam elevadores ou equipamentos similares para erguer veículos de porte pesado, hoje em dia já contamos com colunas móveis que podem realizar este serviço, como as oferecidas pela Linha Pesada da Boxtop. Facilitar o acesso dos mecânicos à parte inferior dos veículos, além de contribuir para o aprimoramento do serviço, previne diversos acidentes que poderiam acontecer, garantindo a segurança do profissional.

– Cabines de pintura

As cabines de pintura devem ser dimensionadas especificamente para os caminhões, ou seja, devem ser planejadas de forma que os caminhões caibam dentro delas sem dificuldade. O piso também deve ser reforçado para não sofrer danos por conta do peso do veículo. Ainda dentro da cabine, há a necessidade de investir em plataformas, escadas laterais e elevadores, que possibilitem o acesso do pintor aos pontos mais altos do caminhão. E também suportes específicos para a colocação da cabine, que muitas vezes necessita ser desmontada do chassi.

Equipamentos para veículos diesel

BoxtopNão se deve esquecer também que, para lidar com veículos movidos a diesel, é necessário investir em equipamentos específicos para atendê-los. Um dos exemplos é a gaiola, item que pode garantir a segurança dos operadores na hora de fazer reparos ou calibrar os pneus, evitando que um imprevisto estrague o serviço ou machuque um dos mecânicos.

Apertar um parafuso de roda de caminhão não é tarefa fácil. E este não é o único item que precisa de um ajuste específico ou que exija mais força. Uma apertadeira, por exemplo, vai garantir a fixação adequada dos pneus, além de poupar tempo e esforço dos mecânicos.

Investimentos em tecnologia específica

É interessante manter em vista quais as novidades do mercado e as novas opções de equipamentos para sua oficina de linha pesada. Use a tecnologia a seu favor e considere a possibilidade de adquirir ferramentas e máquinas como scanner, opacímetro, colunas móveis, balanceadoras computadorizadas, etc.

Lembre-se de que uma empresa bem equipada traz muito mais confiança para o cliente, tornando-o fiel aos seus serviços. Fique de olho nas novidades e saiba investir de maneira inteligente! Confira os equipamentos da Linha Pesada oferecidos pela Boxtop.

Deixe um resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *