Elevadores já ganharam seu espaço nos edifícios novos, mesmo nos populares e menores, com três ou quatro andares. E nos prédios antigos ou já existentes que não possuíam elevadores em seu projeto? Será que é possível realizar a instalação posterior? Geralmente, para dar mais conforto aos moradores e até mesmo para valorizar o imóvel, essa adaptação pode ser feita. E ela não precisa ser tão complicada quanto você imagina! Aqui neste artigo mostramos como é possível realizar a instalação de elevadores em prédios já existentes.

Por que o elevador é importante?

A instalação de elevadores vem crescendo bastante nos últimos anos. Em várias cidades, a prefeitura já exige que edifícios com mais de quatro andares coloquem o equipamento de forma obrigatória. Os elevadores fornecem maior conforto e comodidade para os moradores. Uma das razões para instalar a peça em imóveis mais antigos é dar acessibilidade a pessoas mais velhas ou com dificuldade de locomoção. Alguns proprietários buscam também no elevador uma forma de valorizar o imóvel.

Portanto, além de valorizar muito qualquer edifício (comercial ou residencial), esse tipo de equipamento é cada vez mais demandado pelas obras, uma vez que é crescente a projeção da população idosa no Brasil. O elevador é um item benéfico em diversas situações corriqueiras, principalmente quando fazemos compras de supermercado ou é necessário transportar um objeto pesado para o imóvel.

Reabilitação de Edifícios Antigos

Os edifícios antigos ganham uma nova vida com a sua reabilitação, especialmente com a adição de elevadores. Criar as condições ideais para uma maior habitabilidade é adicionar dinâmica aos espaços.  À primeira vista, a colocação de elevadores num edifício antigo pode parecer um grande desafio. Mas atualmente, a instalação de elevadores utiliza soluções tecnológicas que permitem a colocação destes equipamentos sem poço e em espaços muito reduzidos, diminuindo a complexidade na escolha do melhor espaço para o instalar.

O que verificar antes da tomada de decisão?

Para definir a melhor opção a ser escolhida, é sempre fundamental um bom processo de acompanhamento técnico. Os especialistas irão determinar qual o equipamento que se ajusta às necessidades de cada espaço. Algumas questões relevantes a serem pensadas:

Existe espaço no interior ou no exterior? É necessária uma área livre suficiente para a instalação de cabine com 0.60m2;

A que propósito o equipamento vai servir? É essencial pensar na utilização na média diária para determinar as necessidades em termos de dimensão e de tecnologia;

Qual o peso do investimento? Quanto está disponível para orçamento e qual é a percentagem disso comparado as outras obras que por ventura estejam sendo realizadas ao mesmo tempo.

Opções para instalação de elevadores em prédios já existentes

A instalação de elevadores em prédios existentes requer, em primeiro lugar, uma prévia análise ao local de instalação. Este estudo preliminar irá determinar as características do espaço, bem como a possibilidade de instalação do elevador.

Se a instalação for no interior, antes de iniciar qualquer tipo de obra, é obrigatório que sejam realizados estudos da estrutura do empreendimento para aferir a viabilidade técnica.

Quando não existe espaço suficiente no interior da edificação ou se for constatado que as cargas adicionais não serão suportadas pelo edifício, a alternativa é instalar o elevador na parte externa do prédio. Geralmente, o trabalho com instalações externas é mais simples. Isso acontece pois toda a estrutura será autossustentada, sem esforços aplicados no edifício. A colocação externa também dispensa obras no interior do prédio, que atrapalham o cotidiano dos ocupantes. Por outro lado, a principal desvantagem é o investimento, geralmente maior se comparado com o necessário para instalação interna.

A seguir, as opções possíveis para instalação de elevadores em prédios antigos ou já existentes:
No interior do prédio:

  1. No vão de escadas  (podendo ser sem necessidade de mexer nas escadas; necessitando de conquistar espaço às escadas; reformulando o traçado das escadas; ou deslocando as escadas).
  2. Criação de uma caixa para o elevador independente da escada.

No exterior do prédio:

  1. Com acesso direto aos patamares;
  2. Com acesso a patamares intermédios da escada (sendo necessário a instalação de outra opção para auxiliar a subir os restantes degraus);
  3. Com reformulação das escadas;
  4. Independente das escadas.

Sempre que possível, a instalação dos elevadores no interior do vão de escadas será a primeira opção a ser considerada. Se tiver as dimensões suficientes, essa é a melhor solução para minimizar as obras de colocação e ser mais funcional e também mais em conta.

Se o vão de escadas for muito estreito haverá a necessidade da reformulação do traçado das escadas, de modo a que seja possível encaixar a caixa do elevador. Outras das soluções para o interior de um espaço é a criação de uma caixa independente das escadas, para a instalação do elevador. Esta opção irá acarretar uma ligeira diminuição ao espaço da sala, quarto ou outra divisão em que seja decidida a colocação deste equipamento. No exterior de um edifício existente, a fachada de um dos lados é o local mais adequado.

A instalação de elevadores é uma importante forma de agregar valor e conforto ao edifício e as pessoas que usufruem dele. Atualmente existem diversas técnicas facilitadas para sua instalação. Não deixe de procurar especialistas e ver as opções possível para o seu edifício. Por muitas vezes, a solução é muito mais prática e barata do que as pessoas esperam. Está com dúvidas? Entre em contato com a Boxtop.

Deixe um resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *