Itapema é uma cidade catarinense que tem atraído cada vez mais olhares. O mercado imobiliário trouxe imenso desenvolvimento à região, e acabou por unificar a beleza natural das praias da cidade com o melhor da vida urbana. O crescimento acelerado também trouxe um processo de verticalização e, por isso, a construção de diversos novos edifícios e a necessidade cada vez maior de um transporte vertical de qualidade. Só a Boxtop já realizou a instalação de mais de 120 elevadores na cidade, e a perspectiva é que o crescimento siga vertiginoso. Veja mais!

Sobre a cidade

Inúmeros motivos fazem Itapema ascender como ela está. Ita­­pema fica próxima da capital Flo­­rianópolis e de cidades como Join­­ville, Blumenau e Balneário Cam­boriú. O município faz parte da Costa Esmeralda, um dos destinos mais procurados por mergulhadores e turistas. Composta também por Porto Belo e Bombinhas.

Esses aspectos, que atraíram milhares de pessoas nos últimos anos para Itapema, fizeram também com que empresários da construção civil pudessem ousar em seus projetos. As construtoras passaram a investir em um segmento diferenciado, de alto padrão. O que vem fazendo com que a cidade se torne, de maneira até veloz, um reduto de celebridades e do seleto grupo AAA de todo o país.

Boxtop ElevadoresAtualmente, inúmeras pessoas têm Itapema como referência na hora de escolher um paraíso para a temporada de verão. Ou mesmo no momento de investir em um imóvel para as férias. A cidade também oferece incrível qualidade de vida. O que faz ser muito procurada por quem se aposenta ou busca tranquilidade. A prefeitura já calcula que 70% dos moradores de Itapema sejam migrantes. No Bairro Meia Praia, muitos atrativos incrementam o cotidiano: calçadão com internet wireless grátis, academia de ginástica, ciclovia, escola de surfe e orientação de um profissional de Educação Física.

A história

Antes mesmo da colonização do Brasil, Itapema era povoada pelos povos indígenas da tribo Carijós. Os Carijós continuaram a habitar as terras até a chegada dos colonizadores portugueses. O nome de Itapema é uma junção de duas palavras na língua tupi-guarani: ita significa pedra, e pema, que quer dizer gavião ou ave. Infelizmente, os índios foram escravizados e dizimados pelos recém-chegados e sua população praticamente não deixou traços no local. A região cresceu pouco até o século XVIII, quando recebeu uma massiva leva de povoadores açorianos. Fundou-se assim a freguesia de Porto Belo.

A região de Porto Belo, a partir de 1830, começa a se subdividir em arraiais. Um deles ganha destaque, o chamado Arraial Tapera. Em 1912, os moradores então peticionam para a administração local alterar o nome de Tapera para Itapema. Porém, o status de cidade levou mais 50 anos, sendo concluído em 1962.

Foi nos anos 80 que as praias e a bela paisagem foram descobertas pelo setor habitacional brasileiro, causando uma rápida e forte expansão. Desde então, o crescimento econômico e demográfico avançou em passos gigantes. Itapema tornou-se assim um dos grandes destinos do sul do país.

Fenômeno de Verticalização

Há anos o espaço físico nos grandes centros populacionais do mundo é cada vez mais disputado. Com o crescimento horizontal saturado, surge a necessidade da verticalização das edificações. Podemos notar que nas regiões centrais de uma grande metrópole já é muito difícil encontrar imóveis de apenas um andar. E, da mesma forma que é difícil encontrar casas de apenas um andar, é quase impossível encontrar uma região sem prédios.

Esse processo de verticalização é um processo que acontece em todo o mundo. E é relativamente antigo. Ele é uma consequência natural da urbanização e crescimento demográfico. Estando diretamente associado ao desenvolvimento de uma importante tecnologia do século XIX: o elevador. As moradias não poderiam ser afastadas dos grandes centros industriais e comerciais. Então, o elevador veio como solução! Com o princípio de facilitar a locomoção, os elevadores possibilitaram a criação de edifícios com 20, 30 ou até 40 andares.

Mercado de luxo

Boxtop ElevadoresMais recentemente, Itapema tem ganhado um status muito mais elevado. Um indicador costumeiramente usado pelo público AAA, que representa o sucesso de um lugar, é o número de celebridades que compram um imóvel no local. Bem aconselhados, os famosos compram imóveis em locais que combinam uma ótima perspectiva de valorização com as vantagens de um excelente local para as férias. Assim, eles podem usufruir das residências por muito tempo e ainda terão um alto retorno quando desejarem vendê-las.

Neymar é o mais recente proprietário de um empreendimento de luxo na região. Ele se soma, agora, à lista de proprietários-celebridades que veraneiam na região, encabeçada também por Ratinho e Alexandre Pires. Não só famosos são atraídos pela cidade. As belezas naturais e a infraestrutura têm chamado a atenção do público com o mais alto poder aquisitivo.

O Sindicato das Indústrias de Construção Civil de Itapema realizou, em 2016, uma análise da oferta de apartamentos na cidade e encontrou resultados muito promissores. Com números inéditos no mercado brasileiro, 70% do total de empreendimentos imobiliários são produtos cujo valor supera 700 mil reais. Dentro desses 70%: 41% são ofertas de padrão elevado, com valores entre 700 mil e 1 milhão de reais; 19% são de padrão luxo, custando entre 1 e 2 milhões de reais; e 10% estão dentro do padrão super luxo, superando a faixa de 2 milhões reais.

Elevadores

A Boxtop, empresa brasileira atuante no setor de elevações, tem feito grandes negócios na cidade. Com o aumento pela demanda de transporte vertical, o número de instalações de elevadores pela empresa na cidade já ultrapassou 120 unidades. De um profissionalismo invejável, não só a segurança e a comodidade dos elevadores está garantida, como há também uma grande preocupação com o requinte, o conforto e o design, especialmente para os novos empreendimentos de alto luxo da região.

Deixe um resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *