Publicado em

Você sabe a importância de investir em produtos com foco na sustentabilidade?

Você sabe a importância de investir em produtos com foco na sustentabilidade?

Já faz algum tempo que a escassez de energia no mundo e seus impactos são um tema em alta. Além disso, a preocupação com as maneiras de preservar os recursos naturais e investir em processos e produtos sustentáveis nunca foi tão falado e necessário. 

No âmbito das construções e edifícios não é diferente! 

A preocupação com produtos e processos com foco na sustentabilidade vem sendo discutida e pesquisada, e inúmeras inovações já existem para a área. 

Neste conteúdo falaremos um pouco mais sobre como os elevadores podem auxiliar na economia de energia para as construções, além de outras técnicas e dicas para investir em sustentabilidade na obra. Continue a leitura!

Como a construção civil pode pensar em sustentabilidade?

Já sabemos que o setor da construção civil pode atuar como grande causador de danos ambientais devido à quantidade de resíduos gerados no canteiro de obras e as próprias atividades de extração de matéria-prima.

Dessa forma, a busca pela minimização dos impactos provocados pelos processos de construção ao meio ambiente pode ser pensada com algumas medidas simples e escolhas corretas. 

Como sua obra pode ser mais sustentável?

Reaproveitamento de água do canteiro de obras

Em praticamente todas as etapas de um projeto de construção, a água é utilizada. Por isso, é preciso cautela para não abusar desse recurso. 

Uma das alternativas é a captação de água da chuva para utilização no canteiro. Em grandes obras, um sistema muito utilizado é o de calhas para recolher a água em todos os pavimentos, através de um circuito fechado de boias. Essa água fica armazenada e pode ser utilizada para outros fins.

Controle de geração de resíduos e incentivo à reciclagem

Até um terço dos materiais empregados na construção podem ser desperdiçados. Além do fator sustentabilidade, esse desperdício também gera custos que poderiam ser evitados. É fundamental conscientizar a mão de obra sobre o uso dos recursos, para evitar desperdícios. 

Além disso, realizar um bom planejamento da necessidade de materiais antes mesmo do início da obra e também optar pela desconstrução – onde portas, janelas e outros itens são retirados e levados para a reciclagem ao invés de demolidos – é uma ótima opção.

Opção por materiais sustentáveis

Fazer a escolha ideal de materiais é muito importante para o orçamento da obra e também na garantia de foco na sustentabilidade. Investir no reaproveitamento de revestimentos, móveis, madeiras e pedras reduz o preço e o prazo final, além de ajudar o meio ambiente.

Economia de energia e investimento em fontes renováveis

A energia elétrica, além de cara, não é sustentável e seu consumo deve ser controlado dentro do canteiro e após a conclusão da obra. 

Algumas práticas ajudam: investir em telhas transparentes em alojamentos e almoxarifados para aproveitar melhor a luz do dia, não deixar equipamentos conectados à rede quando não estiverem em uso, apagar as luzes quando não houver pessoas no ambiente, usar equipamentos e ferramentas modernas, com consumo de energia mais eficiente.

Elevadores e eficiência energética

A busca por eficiência energética não está apenas no momento da obra, mas durante a vida útil do edifício também. Um dos itens que mais pesam no orçamento do condomínio é o consumo de energia elétrica e os elevadores podem ser essenciais na redução dos custos com energia.

Estima-se que os elevadores correspondem a 5% a 15% da energia consumida pelos edifícios. Por isso, existe uma preocupação em busca de equipamentos mais modernos, econômicos e que aproveitem de maneira mais eficiente este recurso. 

Acompanhe abaixo algumas alternativas para reduzir o consumo de energia com elevadores. 

Lâmpadas 

O tipo de lâmpada escolhida para a iluminação da cabina faz diferença! A substituição das lâmpadas convencionais por modelos a LED reduz em 75% o consumo de energia. 

Além disso, é possível utilizar um sistema inteligente de economia de energia na cabina, ou seja, a iluminação pode ser desligada total ou parcialmente quando não há pessoas utilizando o elevador. Esse sistema inteligente também pode ser usado com a ventilação, música e telas de vídeo. Sendo assim, acionando um modo stand by.

Máquinas de Tração

As máquinas de tração estão evoluindo a cada dia. Os modelos atuais, com engrenagem ou sem engrenagem, melhoraram o desempenho do motor e, assim, reduzem o consumo de energia do elevador.

Falando em performance, um dos componentes mais importantes é o quadro de comando microprocessado com inversor de frequência. Ele pode reduzir o consumo de energia em até 40% e ainda proporcionar melhor desempenho do elevador e conforto aos passageiros.

Controle de Chamadas

É um hábito comum entre as pessoas chamar dois ou mais elevadores ou até apertar os dois botões (subida e descida) ao mesmo tempo. Isso aumenta o consumo de energia. 

Com o intuito de evitar desperdício, um comando em grupo pode ser instalado, eliminando a chance de dois botões serem acionados. 

Para grandes edifícios, especialmente os comerciais, também há o sistema de antecipação de chamadas, mais modernos, que agrupa em um mesmo elevador pessoas que vão para o mesmo andar ou andares próximos, evitando viagens desnecessárias e demoradas.

Sistema Regenerativo

A inovação que surgiu de mais moderno na eficiência energética de elevadores é o sistema regenerativo. Nele, o elevador funciona como gerador de energia. Converte-se a energia dos elevadores em eletricidade e a mesma é devolvida para a rede de energia da edificação. 

Como isso acontece? A locomoção dos elevadores usa energia de uma fonte de alimentação (operação acionada). Porém, no movimento de descida com carga, a máquina de tração pode funcionar como um gerador (operação regenerativa). 

O sistema regenerativo tem capacidade de reduzir os gastos com eletricidade em até 75%. No Brasil, o Eldorado Business Tower, prédio de escritórios localizado em São Paulo, é uma referência de eficiência energética com o sistema regenerativo. Medições feitas registraram uma economia de 2194,55 kWh por mês com cada elevador, o que equivale a 35% de economia no consumo de energia do edifício. 

Como a Boxtop pode te ajudar?

Todos os nossos equipamentos são desenvolvidos com o intuito de proporcionar o melhor custo-benefício ao cliente, mas sempre com foco na sustentabilidade.

Como você viu ao longo do conteúdo, a questão ambiental tem ganhado espaço não só no cotidiano das pessoas, mas ela também tem buscado uma posição mais responsável das empresas perante o meio ambiente.

Nesse sentido, com o intuito de oferecer ao mercado elevadores para passageiros com qualidade, segurança e que contribuam com a questão da sustentabilidade, contamos com elevadores eletromecânicos e hidráulicos com ou sem casa de máquinas, que têm motorização silenciosa e garantem um consumo menor de energia.

Adaptando-se cada dia mais às necessidades ecológicas, sociais e financeiras que guiam o mercado, estamos constantemente em busca de avanços em nossos processos, desenvolvendo tecnologias inovadoras e eficazes tanto em termos de sustentabilidade quanto de custo-benefício.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Se tiver interesse, clique abaixo e solicite um orçamento sem compromisso!

Orçamento Boxtop

Ficou com alguma dúvida?