Publicado em

Saiba por que investir em equipamentos de segurança para sua oficina!

Saiba por que investir em equipamentos de segurança para sua oficina!

Os equipamentos de segurança são de suma importância para qualquer oficina mecânica, afinal, são eles que garantem a integridade física dos trabalhadores e evitam a incidência de doenças laborais, sejam em curto ou longo prazo. 

Muito além da relevância para a segurança de cada colaborador, o uso de EPIs também é uma maneira de respeitar exigências previstas em lei, de evitar multas e de preservar a imagem do seu estabelecimento! 

A seguir, saiba mais sobre o que são os equipamentos de segurança, sua importância nas oficinas, as exigências legais relacionadas a eles, bem como, os mais importantes e comuns. Continue a leitura!

Entenda a importância dos equipamentos de segurança em oficinas

Como qualquer profissional da área bem sabe, caso não sejam adotados todos os cuidados necessários, uma oficina pode ser fonte de diversos riscos para os profissionais de mecânica que nela trabalham. 

Diversas situações podem trazer diferentes graus de perigo, como a utilização de maquinário pesado, a movimentação de grandes peças, a exposição a produtos tóxicos e químicos, a realização de soldagens, entre outras. 

Em cada caso, os equipamentos de segurança representam os principais meios de garantir que essas atividades sejam feitas com o menor grau de risco possível, sempre nas condições mais adequadas. 

O uso dos EPIs, inclusive, agrega mais consciência aos colaboradores em relação aos riscos que envolvem suas atividades cotidianas, que muitas vezes são esquecidos no dia a dia, favorecendo situações de negligência. 

Para os proprietários das oficinas, os equipamentos de segurança podem ser considerados verdadeiros investimentos, já que trazem retornos inestimáveis ao negócio. 

Em primeiro lugar, está a integridade física, o bem-estar, a saúde e a própria vida dos trabalhadores, que são bem inestimáveis e devem sempre ser preservadas. 

Já em segundo plano, mas também muito importante, estão questões ligadas às exigências legais, ações trabalhistas, à imagem da empresa, sua produtividade, entre outras relacionadas. 

Por fim, fornecer e assegurar o uso correto dos equipamentos de segurança é uma forma importantíssima de respeitar a lei, conforme abordaremos no item seguinte! 

Veja quais são as exigências legais relacionadas aos EPIs

O instrumento legal que fala sobre o fornecimento e uso obrigatório de equipamentos de segurança é a Norma Regulamentadora Nº 6 do Ministério do Trabalho. 

A norma exige a obrigatoriedade das oficinas mecânicas oferecerem EPIs que preservem a qualidade de vida no dia a dia do trabalhador como capacetes, óculos, máscaras e protetores auriculares.

Ao adquiri-los, é preciso que eles tenham o Certificado de Aprovação do Ministério do Trabalho, demonstrando de forma clara o nome do fabricante, o lote e a própria certificação. 

É dever dos proprietários das oficinas mecânicas que promovam treinamentos específicos para o uso adequado dos equipamentos de segurança. Também é obrigatório a exigência de que eles sejam sempre utilizados. 

Oficinas que não fornecem e não exigem o uso de EPIs em suas equipes podem ser multadas pelo Ministério do Trabalho, que também é responsável pela fiscalização. 

Caso algum colaborador, mesmo com o fornecimento adequado e todas as orientações, se recuse a utilizar, é papel dos empregadores realizarem advertências, primeiro oral e depois escrita, seguidas de suspensões, até que o problema seja resolvido.

Em situações em que o mecânico insista na não utilização dos equipamentos de segurança, sua conduta é passível de demissão por justa causa, já que ele não estará colocando apenas a sua integridade em risco, mas também a de sua equipe. 

Agora que você já conhece a importância dos EPIs e as suas exigências legais, confira, no próximo item, quais são os principais itens de segurança utilizados em oficinas mecânicas.  

Download Infográfico Equipamento essenciais para abrir uma oficina

Conheça os principais equipamentos de segurança de uso obrigatório em oficinas

Nas oficinas mecânicas, as principais finalidades dos equipamentos de segurança é prevenir lesões e danos à pele ou aos olhos, seja por meio do contato ou inalação de materiais tóxicos. 

Para isso, são exigidos EPIs como calçados especiais, óculos de segurança, máscaras e luvas. 

Veja quais são os principais equipamentos de segurança para oficinas com base em uma matéria especial do site Takao e confira quais são os detalhes mais importantes sobre esses itens: 

Protetor auricular

Os trabalhos diários em uma oficina sempre provocam ruídos, que podem resultar em sérios problemas auditivos caso sejam gerados em limites muito altos e sem a devida proteção por parte dos profissionais. 

Assim, o protetor auricular, que pode ser interno ou externo, desempenha o papel de proteger as vias auditivas, evitando que fatores sonoros acarretem danos à saúde dos colaboradores. 

Calçado de segurança

Os calçados de segurança também são imprescindíveis nas oficinas mecânicas, já que protegem os pés dos colaboradores contra ferimentos provocados por peças e objetos que possam ser pisados ao cair no chão. 

Outra função desses equipamentos de segurança é a proteção contra a ação de substâncias químicas, batidas acidentais, além de eventuais queimaduras, cortes e arranhões. 

Óculos e máscara de segurança

Os óculos de segurança são utilizados para proteger os olhos durante atividades que possam liberar resíduos e oferecer o risco de atingir a visão, como estilhaços e fagulhas.  

Já a máscara é utilizada principalmente em trabalhos de soldagem, pois elas contam com lentes de proteção que, além de evitar as fagulhas, também protegem os olhos contra a radiação ultravioleta. 

Luvas de proteção

As luvas de proteção podem ser consideradas os equipamentos de segurança mais importantes em diversos trabalhos de uma oficina, já que garantem proteção contra uma série de agentes nocivos. 

No uso de itens como o óleo ou a graxa, por exemplo, elas evitam irritações na pele e até consequências mais sérias do uso desse tipo de material, como o câncer. 

Já em serviços de pintura, o uso de luvas impermeáveis elimina o contato direto com a tinta, minimizando os seus riscos químicos. 

Em trabalhos de funilaria, por sua vez, as luvas de couro protegem as mãos durante soldas e montagens ou desmontagens de equipamentos de metal. 

Você já conhecia a real importância dos equipamentos de segurança nas oficinas mecânicas? Se ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco

Se desejar, clique abaixo e faça o download gratuito do infográfico que elaboramos sobre os equipamentos essenciais para abrir uma oficina!

Download Infográfico Equipamento essenciais para abrir uma oficina

Ficou com alguma dúvida?