Publicado em

Entenda a importância da atualização dos profissionais de mecânica!

Entenda a importância da atualização dos profissionais de mecânica!

Umas das prioridades de quem é dono de moto é zelar pela boa conservação e manutenção da sua parceira de estrada. A busca por oficinas autorizadas ou lugares em que o serviço é cuidadoso e responsável é cada vez mais comum. 

Podemos notar isso pelo grande crescimento dos investimentos em oficinas de motos nos últimos anos!

Se você é dono de uma oficina, contar com profissionais de mecânica qualificados é um diferencial. Funcionários capacitados entregam um melhor resultado ao cliente, gerando mais faturamento e possibilidade de atender a uma gama específica de consumidores.

Veja a importância de atualizar seus colaboradores e quais vantagens isso pode trazer aos seus clientes e ao próprio negócio! Continue a leitura!

Profissionais de mecânica qualificados

Para oferecer serviços de qualidade, uma oficina mecânica precisa de funcionários capacitados. Para isso, é essencial oferecer cursos e qualificações para os colaboradores ou fazer parcerias para que eles possam se atualizar!

Nesse meio, é comum que os trabalhadores aprendam com o tempo e a prática, não é mesmo? No entanto, cursos de capacitação são um grande diferencial, trazendo novas informações e atualização para o mecânico.

Além disso, as certificações são um excelente cartão de visita, que mostram aos clientes o compromisso da oficina em prestar um serviço de qualidade e credibilidade.

Vantagens de incentivar a capacitação dos colaboradores

O mercado de motocicletas está em constante transformação. Com máquinas cada vez mais sofisticadas e diferenciadas – tanto nacionais quanto importadas – é preciso saber lidar com cada uma das peças e novos sistemas que surgem.

A atualização é essencial para dar conta da dinâmica do mercado. Garantir mão de obra preparada coloca sua empresa a frente da concorrência e garante credibilidade para o mercado consumidor.

Incentivar os colaboradores a se especializarem é uma forma de se diferenciar dos concorrentes executando serviços com qualidade muito superior e oferecendo benefícios aos clientes. Assim, sua empresa terá a chance de diversificar os serviços, melhorar o resultado ofertado e estará pronta para atender os clientes mais exigentes!

Além disso, contar com profissionais bem preparados diminui os erros e, como consequência, reduz os prejuízos financeiros e reclamações. Veja abaixo quais são os benefícios de capacitar sua equipe de mecânicos:

Agrega valor aos serviços

Expandir a gama de serviços ou melhorar um serviço oferecido por meio de uma equipe mais qualificada agrega valor ao trabalho, possibilitando o aumento dos preços cobrados e maior faturamento. Além disso, aumenta a competitividade da oficina, em virtude da qualidade do serviço.

Para uma oficina mecânica, o treinamento permite o acompanhamento de novas tendências de mercado, compras mais assertivas e escolha de equipamentos e peças de ponta. Tudo isso agregando valor aos serviços.

Download do e-book sobre aumentar o rendimento da oficina!

Aumenta o lucro

O treinamento de profissionais gera resultados que podem ser percebidos de diversas maneiras, inclusive na produtividade e na lucratividade.

Mecânicos capacitados demoram menos tempo para executar tarefas simples, ganhando mais tempo para realizar atividades mais específicas e com valor elevado. Além disso, o treinamento possibilita a ampliação dos serviços oferecidos, gerando mais lucro.

Melhora o atendimento aos clientes

Em qualquer tipo de negócio, o atendimento ao cliente é o carro-chefe. A chance de um cliente não retornar devido a um mau atendimento é enorme. 

As pessoas querem ser atendidas com respeito, cordialidade, receber informações importantes e ter abertura para uma negociação amigável. 

Investir em treinamentos para a área de atendimento é muito importante para conquistar clientes. É algo que eleva a satisfação geral e pode até estimular recomendações!

Gera funcionários mais engajados e competitivos

Tanto faz a função do colaborador ou o segmento da empresa, todo funcionário necessita de capacitação e atualização para ser mais eficiente, estar satisfeito com seu trabalho e tornar-se mais engajado nos resultados da empresa. 

Oferecer e/ou incentivar a participação em cursos é a melhor maneira de investir no colaborador e mostrá-lo a importância que ele tem na equipe e no negócio! A atualização profissional é um importante diferencial para você manter bons funcionários ao seu lado, como mostra o próximo item.

Diminui a rotatividade

Manter os funcionários treinados e atualizados aumenta a motivação do time e diminui a taxa de rotatividade – ou seja, a entrada e saída de colaboradores em um curto período. 

A rotatividade gera muitos custos, especialmente referentes aos direitos trabalhistas. Esse tipo de despesa paralisa o crescimento do negócio. Enquanto o capital poderia estar sendo usado em investimentos, está sendo gasto com questões do mau gerenciamento. 

O negócio que investe em capacitação da equipe, conta com profissionais mais satisfeitos e que estimam o próprio emprego, valorizando seu trabalho e sua carreira.

Cursos online

Apesar de todas essas vantagens, sabemos que o tempo pode ser um fator limitante para capacitação dos funcionários. Uma boa alternativa para esse problema é incentivar a participação dos colaboradores em cursos online.

Existem diversos cursos rápidos, dinâmicos e com material didático adequado no mercado, permitindo um manejo melhor do tempo e até um menor investimento para a empresa. 

Outra dica é buscar certificações das normas técnicas voltadas ao setor automotivo, além das avaliações ligadas a gestão de qualidade. 

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Se desejar, clique abaixo e faça o download gratuito do e-book que elaboramos sobre como aumentar o rendimento da sua oficina com algumas dicas!

Download do e-book sobre aumentar o rendimento da oficina!

Ficou com alguma dúvida?