Realizar uma boa gestão e manter a situação financeira no azul é um problema enfrentado por muitos negócios. Para aumentar o lucro, melhorar a gestão e ganhar clientes alguns cuidados são necessários em qualquer tipo de empreendimento. No caso das oficinas mecânicas, investir em gestão financeira, qualificação profissional e bons equipamentos pode ser a chave do sucesso para o negócio não entrar mais no vermelho. Confira aqui essas e outras dicas para aumentar a lucratividade da sua oficina!

1 – Controle as finanças

O básico é o mínimo! Ter um controle econômico básico do seu negócio é saber quanto se gasta nele. É imprescindível que se conheça exatamente todos os custos da empresa para então poder projetar o faturamento e o lucro. Saiba quais são os custos fixos do negócio e tenha ao menos uma breve ideia dos gastos flutuantes. Os custos fixos são aqueles itens que geram gastos todos os meses, como funcionários, água, luz, aluguel da loja, manutenção de ferramentas, internet, entre outros. São gastos que você sabe que terá todos os meses e pode prever uma média de custo, com base nos meses anteriores. A partir do momento que este valor está claro, ficará mais fácil de você calcular quantos atendimentos a cliente serão necessários e o quanto deverá cobrar por cada serviço que realizar. Também ficará fácil saber quanto pode investir em novas tecnologias, cursos de capacitação, promoções, etc.

BoxtopÉ importante manter um dinheiro guardado para emergências. Um fator recorrente no segmento de oficinas mecânicas são gastos provenientes da demissão de funcionários ou até mesmo em ações trabalhistas movidas por ex-colaboradores. Atente-se também para isso na hora de novas contratações, para que sejam bem feitas e não gerem uma dor de cabeça no futuro.

2 – Invista em equipamentos duráveis e eficientes

Ao pensar em tecnologia, considere que a compra de um equipamento inovador e moderno não é um gasto, e sim um investimento para a empresa! Equipamentos como balanceadoras computadorizadas, elevadores automotivos, desmontadores de rodas e rampas de alinhamento, por exemplo, são equipamentos que irão otimizar seus processos, agregar qualidade ao seu serviço e, consequentemente, aumentar os lucros de sua oficina mecânica.

A qualidade de uma oficina ou autocenter depende de vários fatores – que nem sempre estão relacionados com os equipamentos automotivos – porém investir em equipamentos modernos e tecnológicos é provavelmente uma das formas mais rápidas e inteligentes de agregar valor aos seus serviços. Já conhece os produtos oferecidos pela Boxtop para o seu segmento? Acesse a página.

É também interessante oficinas investirem em um sistema de gestão de clientes. Lá será possível ter acesso ao cadastro de todos os consumidores, dados do seu automóvel e dos últimos consertos ou revisões. Através desses sistemas é possível oferecer um serviço com muito mais qualidade.

3 – Aumente a vida útil das ferramentas

Para minimizar os gastos com novas ferramentas e máquinas utilizadas para prestar os serviços uma boa técnica administrativa é cuidar bem do seu patrimônio. Reserve um local específico para guardar o que é utilizado pela equipe e todas as peças devem ser limpas ao final do expediente. A manutenção dos equipamentos e ferramentas também desse ser mantida em dia. A organização e limpeza do espaço é essencial para que isso funcione corretamente, além de também ser importante para apresentar uma boa imagem ao cliente. O cuidado adequada com as ferramentas aumentará a vida útil do material reduzirá os gastos com compra de novas ferramentas.

4 – Ofereça serviços diferenciados

Uma forma de ampliar a rentabilidade da oficina é realizar mais atendimentos. Para isso, é importante disponibilizar diversos tipos de serviços aos clientes. Se você já trabalha em duas ou três áreas, como funilaria, troca de óleo e suspensão, tente ir além. Busque uma especialização em outra área como ar-condicionado ou elétrica e ofereça isso aos clientes. Os consumidores se interessam por lugares que já ofereçam todos os serviços que eles demandam, no lugar de procurar um lugar para cada problema ou necessidade.

5 – Tenha cuidado com os prazos

A data de entrega do veículo é um dos maiores motivos de insatisfação dos clientes. Muitos relatos mostram que algumas oficinas não cumprem com os prazos de conclusão dos serviços automotivos. Mesmo que o cliente pague pelo serviço atrasado, perde-lo significa que ele nunca mais gastará dinheiro na sua mecânica. Monte um planejamento viável, onde será possível entregar o veículo na data combinada. Caso o serviço seja realizado com qualidade e entregue no prazo, seu cliente sairá satisfeito e muito provavelmente retornará em ocasiões futuras.

6 – Esteja nas Redes Sociais

Uma boa forma de atrair novos clientes é através de marketing digital. Hoje a internet pode ajudar muito a divulgar seu negócio! Redes sociais como Facebook, Instagram e Youtube podem auxiliá-lo a conseguir que mais pessoas fiquem sabendo do seu serviço e venham a contratá-lo. Milhões de brasileiros são usuários dessas redes sociais e isso explica a importância de se fazer presente lá com o seu negócio. Já ouviu falar no Google Meu Negócio? Este também é um jeito simples de fazer sua oficina estar presente na web e os clientes te acharem nas proximidades. Saiba mais aqui!

7 – Faça parcerias

BoxtopEncontrar parceiros é uma boa medida para vender mais na oficina. Esteja inserido em grupos que utilizam o tipo de serviço que você oferece. Taxistas necessitam um número considerável de serviços automotivos. Portanto, uma boa estratégia é conseguir uma parceria com o sindicato dos taxistas, alguma cooperativa, ou grupo de motoristas, por exemplo.

Você também pode realizar uma parceria com algum comércio da região e oferecer descontos ou alguma lavagem gratuita para os clientes daquele lugar, assim outras pessoas chegarão até seu negócio.

8 – Invista na qualificação dos funcionários

A qualificação da equipe é um fator que dá muita credibilidade ao negócio e transmite confiança ao cliente.  Nas paredes do estabelecimento podem haver certificações de cursos que a equipe realizou, mostrando estar apta a realizar aquele tipo de serviço. Crachás mostrando a área de atuação de cada funcionário são úteis, pois evidenciam a organização do grupo e mostram que cada um tem uma função estratégica dentro da oficina. Também é importante mostrar aos clientes os adesivos de homologação dos produtos utilizados nos serviços de troca de peças, óleo, etc.

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