Se você compra peças para sua oficina em loja físicas, deve saber que nem sempre é possível encontrar opções variadas na região ou dos fornecedores que visitam. Muitos gestores de oficinas estão aproveitando as facilidades da web para adquirir suas peças online. Isso, além de garantir praticidade e economia, também é uma forma de ter acesso à mercadorias diferenciadas. Conheça aqui as vantagens de comprar peças de reposição pela internet, os riscos e como fazer as compras da melhor maneira possível.

Era digital

A chegada da internet mudou diversas coisas no cotidiano dos seres humanos. Uma delas é, certamente, o nosso modo de fazer compras. Cada vez mais existem opções seguras para se comprar online, sejam produtos ou serviços. E as opções são variadas, sendo que podemos encontrar desde uma agulha, uma roupa, um software ou… peças automotivas! As lojas online atendem as necessidades dos clientes, simplificando atividades que antes nos demandavam mais tempo e trabalho. Ou seja, é muito prático!

BoxtopOs produtos mais comercializados no meio digital são os eletrônicos, roupas e acessórios. Mas existe uma tendência da compra de autopeças por este meio, especialmente tendo as oficinas mecânicas como clientes. Um movimento natural indica que as pessoas costumam procurar os produtos de autopeças que precisam primeiro nas lojas virtuais, antes de irem até um estabelecimento físico. E, por vezes, acabam comprando online mesmo. Os gestores, apenas com um clique, podem adquirir qualquer produto sem sair do conforto da sua funilaria ou oficina.

Se você é do ramo e gosta de estar por dentro das novidades que facilitam a vida, essa é a oportunidade de conhecer mais sobre o comércio online de peças automotivas. Confira algumas vantagens que essa possibilidade oferece ao mercado de compradores:

Vantagens das peças online

  • Comodidade

A comodidade é um fator que influencia muito na compra de peças online. Afinal, é muito mais prático e confortável realizar a sua compra na frente do computador ou smartphone, podendo escolher a cada produto com calma e comparando os preços de mais de um vendedor. Para melhorar, pela internet ainda é possível fazer uma busca direcionada para um equipamento pelo modelo, fabricante ou função.

  • Economia

A economia é quase sempre fator principal que influencia os consumidores a comprarem ou não um produto. Nesse ponto, a internet é uma ferramenta fundamental para a pesquisa de valores dos produtos, mesmo que se acabe comprando em lojas físicas. Contudo, cerca de 70% das peças encontradas nas lojas online são mais baratas do que em lojas físicas. Então, se você realizar a pesquisa e estiver preocupado com economia, provavelmente acabará  optando pela compra pela internet. Os fatores que contribuem para que as lojas virtuais tenham um custo menor e possam oferecer os produtos a preços mais baixos é a maior facilidade na comercialização (por não necessitar de vendedores e outras despesas), parcerias com lojistas e possibilidade de escolha dos fabricantes.

  • Segurança

A principal preocupação de compras pela internet costuma ser com a segurança. Segurança da compra inclui a preocupação com a qualidade do produto, garantia de entrega e até mesmo com a transação e segurança dos seus dados no pagamento. Se esse é seu medo, pode ficar despreocupado. O mercado de compras pela internet evolui muito nos últimos anos para garantir a segurança do consumidor. E já conta com empresas sérias e qualificadas que fazem essa venda com total profissionalismo.

  • Diversidade

Muitas vezes não é possível encontrar tal peça específica em lojas físicas próximas a você, e nem mesmo de vendedores viajantes. Com a internet, é possível ter acesso a todo tipo de itens que se queira, dos mais diversos. A variedade encontrada no meio online não é possível de ser comparada ao meio físico. E, mesmo que sejam peças que se encontram com facilidade em lojas físicas, pela internet há muito mais opções de preços para se fazer a melhor escolha.

  • Entrega

A entrega é outro conforto que a compra online oferece. Sem a necessidade de se deslocar até uma loja física, você pode utilizar esse tempo para se dedicar ao atendimento dos clientes. Se tudo correr conforme o esperado e previsto, as peças compradas chegarão ao seu destino sem intercorrências. E você nem precisará se movimentar para isso.

Quais os riscos?

BoxtopÉ claro que apesar de disponibilizar conforto e praticidade, as compras pela internet apresentam alguns riscos. No caso das autopeças, o maior problema é que são produtos bastante específicos, que possuem muitos detalhes e, por isso, causar confusão e erro na escolha correta. A falta de vendedores para tirar dúvidas técnicas é também um agravante, porém hoje já é possível ter uma conversa com o vendedor a distância e discutir todas as questões como se fossem pessoalmente.

E se eu comprar a peça errada?

Quando se busca determinado produto na web, encontram-se inúmeros resultados. Alguns desses resultados, podem ser de lojas de varejo que não possuem muito conhecimento técnico algum na venda de autopeças. Sendo assim, é importante que o comprador especifique exatamente o que precisa. Dê preferência a um vendedor de autopeças online, que entenda do ramo e tem o conhecimento de encontrar a peça especificada.

No dia a dia de uma oficina é muito comum comprar autopeças erradas. Principalmente por causa das especificidades de cada modelo e acabamentos que cada carro apresenta. A compra de peças erradas é um transtorno e, nesses casos, o cliente deve contatar o site e exigir a troca ou devolução do dinheiro. É importante saber que tem uma questão de tempo nisso, pois a troca demora e pode demandar algum esforço.

Como não errar na compra de peças online?

Para evitar os erros, é importante procurar vendedores especializados. Também é fundamental sanar toda e qualquer dúvida antes de efetuar a compra. Além disso, deve-se sempre comprar em sites aonde exista um canal de confiança com quem está disponibilizando o produto.

Deixe um resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *