Elevador NR-12: Tudo o que você precisa saber!

Os elevadores automotivos atualmente, além de ter uma preocupação em levantar veículos, tem em sua composição a intenção de dar a maior segurança possível para o seu usuário. Esse é o caso do NR-12, uma norma regulamentadora que preza pelo que há de mais seguro em elevação, se importando dentro de todos os aspectos possíveis, estabelecendo ações de segurança no uso de máquinas e equipamentos.

Esse tipo de norma como a NR-12 mostra diversas referências técnicas, princípios que garantem a proteção e integridade física com quem manipula esse elevador.

Quais as vantagens de um elevador NR-12?

O elevador NR-12 além de ser ótimo para o serviço proposto, com alta tecnologia e facilidade de manuseio traz maiores níveis de segurança para quem irá operar o elevador. Além disso, traz mecanismos de segurança para garantir a proteção do veículo, com travas que permitem deixar o veículo bem preso durante a elevação.

Dito isso, o equipamento traz toda a segurança para a sua oficina e para seus funcionários, pode causar uma boa impressão para o cliente trazendo mais confiança para o seu negócio, deixando-o mais moderno com destaque na qualidade dos seus serviços.

Quais os diferenciais do elevador NR-12?

Esse modelo de elevador traz novidades na parte elétrica e no que diz respeito ao painel, com estrutura tecnológica que melhora o seu desempenho.

Toda essa estrutura garante ao elevador uma parte elétrica que não oferece riscos para a pessoa que estiver usando o equipamento.

A BOXTOP traz a regulamentação e a garantia de padrões de segurança e qualidade no dia a dia dos usuários. A maioria desses elevadores possui:

  • Contatores e disjuntores tripolares reles, que previnem surtos e choques elétricos;
  • Botoeiras pulsantes, liberando o funcionamento do equipamento somente quando o botão está pressionado, diminuindo e muito o risco de acidentes;
  • Botão de emergência que pode ser acionado sempre que acontecer alguma situação atípica na operação do elevador, desligando o painel e inibindo o seu funcionamento;
  • Fins de curso eletromecânicos, sendo dois fins para limite de subida, descida e um final para emergência, caso o final de subida apresente algum tipo de falha.

Quais os benefícios?

Elevadores com sistemas inteligentes, como o NR-12, levam melhores condições de trabalho para a sua oficina. Ou seja, é um dos equipamentos automotivos que fornece a melhor qualidade e segurança para as demandas em oficinas. Fazendo o seu negócio ser  referência em elevação de carros, com total segurança e praticidade.

Para saber mais. Norma NR-12: o que é?

Essa norma exige que seja informado todo o ciclo de vida de máquinas e equipamentos, dentre as 36 normas regulamentadoras da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Passando por diversas atualizações ao longo dos anos, conforme a indústria se desenvolve no Brasil.

Criada em 8 de junho de 1978 pelo MTE (Ministério do Trabalho), a norma regulamentadora número 12, ou somente NR 12, visa garantir que máquinas e equipamentos sejam seguros para o uso do trabalhador em quaisquer dos segmentos em que ele atuar.

Segundo a norma número 12. É de responsabilidade do empregador adotar medidas que garantam a proteção para uso seguro de máquinas e equipamentos por parte do trabalhador. Sendo assim, a empresa deve adotar medidas que visam garantir a integridade física dos seus funcionários.

Objetivos da norma NR-12

  • Proporcionar e garantir a segurança do trabalhador.
  • Melhorar as condições de trabalho em prensas e similares, injetoras, máquinas e equipamentos de uso geral, etc.
  • Máquinas e equipamentos internamente seguros.

A norma NR-12 deve estar presente em ambientes que, de alguma forma, apresenta ações onde a integridade do operador no uso de equipamentos possua certo grau de risco.

Quer saber mais sobre o NR-12? Entre em contato com um de nossos especialistas e invista na segurança do seu negócio.

Scroll to Top