Elevador Hidráulico: características e vantagens

Os elevadores surgiram, desde sempre, para facilitar a nossa vida e trazer praticidade. Com os avanços tecnológicos, alguns modelos diferentes apareceram para aliar ainda mais vantagens a este meio de transporte. Há dois projetos principais de elevadores muito usados hoje: os elevadores hidráulicos e os elevadores elétricos. O elevador hidráulico, tendência nos últimos tempos, conta com inúmeras vantagens para os usuários e já conquistou seu espaço em residências e edifícios.

Os elevadores hidráulicos são uma opção que garantem facilidade, versatilidade, otimização de espaço, acessibilidade e ainda fácil instalação. Eles se adaptam a sua necessidade sem deixar de oferecer qualidade, conforto e segurança, garantindo economia e durabilidade.

Elevador Hidráulico

A principal vantagem do elevador hidráulico é que este modelo não necessita de uma casa das máquinas, o que o possibilita de ser instalado em qualquer lugar, especialmente em casas e edifícios de pequeno porte, sendo aplicável a qualquer tipo de edifício. O sistema de acionamento pode ser posicionado em um ambiente alternativo do imóvel, tornando o projeto de instalação muito mais fácil e adaptável. O painel de comando pode ser instalado em qualquer pavimento e dispõe de recursos tecnológicos capazes de atender todas as necessidades dos usuários. Além da praticidade, essa característica faz com que esse tipo de equipamento seja o único que alia beleza ao seu funcionamento, já que a casa das máquinas geralmente precisa se situar no telhado e, nesse caso, os mecanismos de acionamento podem estar no lugar mais viável do ponto de vista estético do projeto.

Economia

Uma das principais vantagens em adquirir um elevador hidráulico, é que eles apresentam gastos reduzidos em relação aos demais modelos de elevadores que se encontram no mercado. Especialmente quando falamos da conta de energia, já que o sistema deles é muito mais econômico. Além disso, são considerados economicamente viáveis pois não necessitam do uso de correias e casa de máquina. Essa característica faz com que o custo na hora da aquisição seja muito menor, além da redução de gastos em futuras manutenções. Também possui maior resistência e durabilidade em comparação com os modelos elétricos.

Segurança

São os únicos equipamentos com recurso automático de resgate (de série), graças a possibilidade de descida utilizando apenas a gravidade, gerando muito mais tranquilidade e segurança aos passageiros. Na falta de energia, os elevadores hidráulicos contam com um mecanismo que alinha o elevador no piso térreo de forma automática. Isso é possível pois ele possui um sistema de descompressão,que é acionado em casos de queda de energia elétrica, fazendo com que o elevador vá lentamente sozinho para o térreo. Por causa disso, os sistemas hidráulicos de elevadores possuem os melhores registros de segurança do mercado! No mais, o conforto da viagem em um elevador deste tipo é muito melhor que o proporcionado por elevadores elétricos.

Beleza

O elevador hidráulico é o queridinho de muitos engenheiros e arquitetos pela sua enorme versatilidade estética, especialmente quando falamos de elevadores panorâmicos, que contam com este sistema. Há elevadores deste modelo que são verdadeiras obras de arte e qualquer profissional fica radiante com as possibilidades de criatividade que um elevador hidráulico lhe permite, diferente de um elétrico, que não possui qualidade estética. É o único modelo que alia beleza ao seu funcionamento, já que a casa das máquinas não precisa se situar no telhado e os mecanismos de acionamento podem estar no lugar mais viável do ponto de vista estético do projeto. Com o elevador hidráulico é possível executar diversos projetos inovadores que aliam versatilidade e excelente acabamento.

Os elevadores hidráulicos são modelos que alinham da melhor forma conforto, qualidade e economia, proporcionando facilidades e praticidade para edifícios de pequeno porte. Sem contar que são esteticamente atrativos e ideais para o qualquer que seja seu espaço!

Vantagens:

  • Excelente adaptabilidade aos locais de instalação (instalação possível em qualquer tipo de edifício);
  • Não exige casa de máquinas(os comandos podem ser colocados até um raio de dez metros nos arredores do elevador);
  • Utiliza pouco espaço do imóvel;
  • Menor consumo de energia elétrica;
  • Modelo de fácil manutenção;
  • É o mais seguro em casos de queda de energia (recurso automático de resgate);
  • Maior viabilidade estética para os projetos (elevadores panorâmicos são os melhores exemplos).

Princípio de funcionamento de um Elevador Hidráulico

Equipamentos hidráulicos, como o nome sugere, são movidos por um pistão hidráulico (normalmente, mas não obrigatoriamente, localizado embaixo do equipamento), usando o mesmo princípio de funcionamento dos elevadores de carro. Ao contrário dos elevadores elétricos comuns, que contam com uso de cabos e são acionados por energia elétrica, sendo os mais comuns no transporte vertical de passageiros.

O sistema de elevador hidráulico levanta um carro (cabine) usando uma bomba hidráulica, um pistão dirigido por fluidos montados dentro de um cilindro.O cilindro é conectado a um sistema de bombeamento (em geral, os sistemas hidráulicos como este usam óleo, mas outros fluidos incompressíveis podem funcionar também).

O sistema hidráulico tem três partes: um tanque (reservatório de fluido); uma bomba (acionada por motor elétrico), e uma válvula entre o cilindro e o tanque.

A bomba força o fluido do tanque em um cano, movendo o cilindro. Quando a válvula é aberta, o fluido de pressurização escoa para o tanque de fluido (caminho de mínima resistência). Quando a válvula está fechada, o fluido de pressurização não tem lugar para ir, exceto o cilindro.

Conforme o fluido entra no cilindro, ele empurra o pistão para cima, erguendo o carro do elevador.Quando o carro se aproxima do andar correto, o sistema de controle envia um sinal para o motor elétrico para, gradualmente, fechar a bomba. Com a bomba fechada, não há mais o fluido passando para o cilindro, mas o fluido que já está no cilindro não pode escapar (ele não pode fluir de volta para a bomba, pois a válvula ainda está fechada). O pistão descansa no fluido fazendo o carro permanecer onde está (sem sair do andar).

Para descer o carro, o sistema de controle de elevador envia um sinal para a válvula, que é acionada. Quando a válvula abre, o fluido que estava no cilindro pode fluir para o tanque de fluido. O peso do carro e a carga empurram o pistão, que conduz o fluido ao tanque. O carro desce gradativamente. Para parar o carro em um andar mais baixo, o sistema de controle fecha a válvula de novo e assim gradativamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top